Tremores assustam moradores de Laranjeiras e região – Jornal Correio do Povo

Tremores assustam moradores de Laranjeiras e região

O motivo foi compartilhado nas redes sociais: uma detonação na Pedreira Dalmina. Confira o vídeo

Por volta das 12h20 de hoje (15), moradores de Laranjeiras do Sul e Nova relataram tremores. Do interior à cidade, em vários grupos de WhatsApp, mensagens curiosas sobre o que poderia ter acontecido. 

O motivo dos tremores foi apresentado em um vídeo do facebook: uma detonação na Pedreira Dalmina, em Laranjeiras. 

Na publicação, alguns comentários tiveram destaque como “por que não avisaram? Foi assustador”. 

Na busca por respostas, o Jornal Correio do Povo do Paraná entrou em contato com a empresa responsável, que afirmou realizar este tipo de ação mensalmente. A detonação é acompanhada pelo exército e segue todas as normas e por se tratar de uma empresa privada, não há necessidade de avisar a população, apenas quem, por ventura, estiver por perto dos portões.

Apesar do susto nas duas cidades, não há registro de danos. 

  • Confira o vídeo

Três alunos da UFFS Laranjeiras são destaque em Prêmio Cultural

Promovido pela Unipampa, UFPEL, UFFS, IFFAR e UFCSPA, o concurso, que contava com quatro categorias diferentes, reuniu mais de 800 inscrições

Três alunos da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Laranjeiras do Sul, foram destaque no Prêmio Cultural Pindorama 2024. Em live realizada em dezembro, foram anunciados os premiados do concurso promovido pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e Instituto Federal Farroupilha (IFFar). Além de Laranjeiras, outros três estudantes representaram a UFFS em quatro diferentes categorias. Na edição deste ano o concurso recebeu pouco mais de 800 inscrições, superando o total de 2023, quando foram cerca de 500 participantes.

Destaques
Confira a seguir os ganhadores da UFFS:
Categoria Vídeo-carta – modalidade Acadêmicos – 1º lugar Ana Eduarda de Matos (título da obra “Escuta e cuidado: as emergências da atualidade”) e 2º lugar Emilly Tainara da Silva Mohr (título da obra “Carta aos ancestrais”), ambas do Campus Laranjeiras do Sul.

Categoria Vídeo-carta – modalidade Servidores – 1º lugar Tadeu Junqueira Ferreira Lopes Vilella Salgado do Campus Cerro Largo. Título da obra “Emergências”.

Categoria Poema – modalidade Acadêmicos – 1° lugar Álvaro Albino da Silva Bageston do Campus Erechim. Título da obra “Eu sou negro, eu grito”. 

Categoria Fotografia – modalidade Servidores – 2° lugar Edemar José Baranek do Campus Laranjeiras do Sul. Título da obra “Attedite, et videte”. 

Categoria Curta-metragem – modalidade Servidores – 1° lugar Pablo Lemos Berned, coordenador do Grupo Experimental de Teatro Universitário, do Campus Cerro Largo. Título da obra “Hiena“. 

As obras premiadas com a primeira colocação nas categorias do concurso foram apresentadas na íntegra na live de divulgação dos premiados. No perfil de Instagram @escolhiseruffs também é possível conhecer os ganhadores e um pouco de suas obras. 

Participação da UFFS

O diretor de Cultura da UFFS, Ronnie Schroeder, comemora as conquistas da UFFS. Ele lembra que “no ano passado saímos de uma pandemia de Covid 19 e comemorávamos a recriação Ministério da Cultura, acreditando que dias melhores viriam, no entanto, esse ano fomos pegos de surpresa com as enchentes no Rio Grande do Sul. Esta catástrofe nos trouxe grandes desafios, inclusive nos apresentando o tema Emergências, dando conta do que foi a amplitude deste desastre ambiental ocorrido no primeiro semestre de 2024. Mas nem por isso deixamos de participar com empenho na realização desta ação conjunta”.
O Prêmio Cultural Pindorama é um projeto realizado de forma integrada pelas seguintes instituições: Unipampa, UFPEL, UFFS, IFFAR e UFCSPA.
Ronnie destaca que na edição de 2024 o Prêmio ganhou uma nova categoria: Vídeo-carta. Segundo ele, a novidade foi um dos fatores que contribuiu para o aumento no total de inscritos em relação à edição anterior. Os números finais foram: 122 inscritos na categoria Fotografia, 56 na Curta-metragem, 23 na Vídeo-dança, 39 na Vídeo-carta e 573 na categoria Poema.
Conforme Ronnie, a participação da UFFS no Prêmio é uma ação contemplada no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Universidade. Ele explica que a coube à Instituição fazer o repasse de R$ 10 mil, para o pagamento das premiações, assim como auxiliar na divulgação do edital de inscrição, participar da homologação das inscrições, compor a comissão de avaliadores das obras inscritas e participar da live de divulgação dos vencedores, colaborando, inclusive, com duas servidoras tradutores da Libras.
“Essa atividade, além de se constituir em uma potente ação cultura e de fortalecimento de relações interinstitucionais, disponibiliza a toda a comunidade acadêmica da UFFS a possibilidade de se inserir em novos cenários e perspectivas culturais, conhecendo e interagindo em outros universos e realidades de norte a sul do país, nesse sentido, a participação da UFFS encontra guarida nas políticas culturais adotadas pela Instituição”, finaliza Ronnie.