UFFS: Acadêmicos de Ciências Biológicas desenvolvem podcast ‘Papo Bio’

“A ferramenta permite a divulgação de conhecimento, reflexões e um canal de comunicação com a comunidade acadêmica e externa”, declara o professor Ricardo Yamazaki

Os acadêmicos do curso de Ciências Biológicas, da Universidade Federal da Fronteira Sul (Uffs), campus Laranjeiras do Sul, lançaram, no último mês, o podcast Papo Bio. O intuito da iniciativa é divulgar a ciência, cultura e reforçar a interação com a sociedade.

O podcast surgiu durante o trabalho realizado na disciplina Práticas como Componente Curricular III, projeto orientado pelo professor Ricardo Key Yamazaki.

Início

O Papo Bio foi uma sugestão de atividade proposta pelo professor Ricardo. O objetivo da iniciativa, assim como de outras disciplinas trabalhadas no componente, é promover a reflexão e práticas relacionadas à formação do professor. “Os alunos aderiram à ideia e os dois episódios publicados até o momento são fruto do trabalho desenvolvido por eles ao longo do semestre”, relata Ricardo.

Primeiros episódios

O podcast desenvolve as seguintes atividades e temas: debates e opiniões sobre filmes e séries; divulgação de trabalhos de pesquisa, ensino e extensão, desenvolvidos na universidade; debates sobre temas da biologia; e entrevista com professores.

Dois episódios já estão disponíveis no Spotify: o primeiro, intitulado ‘Anemia falciforme; Doença de Alzheimer; Biohacking e Smart Drugs’, discute a genética, saúde e biologia molecular; também sugerindo filmes e livros relacionados aos temas.

O segundo episódio continua o debate sobre a genética, saúde, inclusão social, por meio dos temas: Mal de Parkinson e Maconha como uso terapêutico; Síndrome de Treacher Collins; Psicopatia, e Esclerose Lateral Amiotrófica. Outra pauta discutida foi a influência da produção do conhecimento científico para a tomada de decisões e solução de problemas da sociedade.

Temas

Os temas do podcast são variados: aborda tópicos da biologia, essenciais para a sociedade; e tenta valorizar a profissão docente por meio de entrevistas com professores, promovendo a cultura e debates com opiniões sobre filmes e séries.
Segundo Ricardo, o Papo Bio está dando seus primeiros passos. “Estamos aprendendo sobre a tecnologia, edição de som e programas envolvidos. A ideia é que possamos ter uma periodicidade de divulgação de um novo episódio a cada 15 dias”, conta Ricardo.

Ferramenta de comunicação

O professor destaca que a presença do podcast tem aumentado muito no ambiente universitário, seja com ouvintes ou com produtores de conteúdo. Ele afirma que muitos alunos criaram podcasts neste período da graduação, sendo amplamente conhecidos pela comunidade acadêmica e também em sociedade. “Esta ferramenta permite a divulgação de conhecimento, reflexões sobre temas relevantes para sociedade e um canal de comunicação com a comunidade acadêmica e externa”, ressalta Ricardo.

Divulgação científica

A divulgação da pesquisa científica tem sido muito discutida nas universidades, atualmente. Basicamente, o objetivo é analisar como os conhecimentos produzidos impactam ou auxiliam na solução de problemas na sociedade.

Neste sentido, os temas do Papo Bio buscam a curiosidade, cultura, valorização do professor e reflexões sobre os problemas da sociedade. “Acreditamos que além de promover um estreitamento de relações entre a comunidade e seu entorno, o podcast também pode contribuir na formação cidadã e ética de todos”, declara Ricardo.