UFFS adere ao programa ‘Itaipu Mais que Energia’

Ação tem como objetivo fortalecer a participação da sociedade na busca por soluções para os desafios socioambientais, como as mudanças climáticas

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) aderiu ao Programa Governança Participativa para a Sustentabilidade – Itaipu Mais que Energia, com o objetivo de fortalecer a participação da sociedade na busca por soluções para os desafios socioambientais, como as mudanças climáticas.

Sustentabilidade
A universidade reconhece a importância de enfrentar os desafios socioambientais da região e acredita que a cooperação é essencial para alcançar resultados duradouros. Por isso, a UFFS se comprometeu a contribuir para a governança participativa e a aplicar sua expertise acadêmica para o desenvolvimento de iniciativas que promovam impactos positivos na sociedade.

Ações e parcerias
Além disso, a UFFS fez adesão ao Núcleo de Cooperação Socioambiental, que busca unir instituições para identificar e implementar soluções para promover a sustentabilidade socioambiental e o desenvolvimento econômico regional. A iniciativa, com o apoio da Itaipu Binacional, abrange 399 municípios do Paraná e 35 de Mato Grosso do Sul, reforçando a colaboração para ações locais de impacto positivo.

Encontro de integração
A universidade também participou do “Encontro de Integração dos Núcleos de Cooperação Socioambiental do PR e MS – Itaipu Mais que Energia”, realizado em Foz do Iguaçu no dia 22 de novembro. O evento reuniu representantes dos 20 Núcleos de Cooperação Socioambiental, que foram criados em setembro de 2024. A programação incluiu apresentações sobre diagnósticos e alinhamento para a execução das próximas etapas do projeto.

Evento
Durante o encontro, a UFFS foi representada pela professora Liria Ângela Andrioli, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável (PPGADR), que integra o Núcleo do Território Cantuquiriguaçu (Laranjeiras do Sul/PR), e pelo diretor do Campus Realeza, Marcos Antônio Beal, que faz parte do Núcleo do Território Sudoeste Paranaense (Francisco Beltrão/PR).