“Ele possibilita uma aproximação entre a universidade e a comunidade porque apresenta temas que partiram de uma demanda do próprio campo paranaense”, diz Zeneratti
A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e o Observatório da Questão Agrária no Paraná realizarão, a partir deste mês, o Curso de Formação “A questão agrária no Paraná: faces, sujeitos, resistências e representações”.
Com o objetivo de discutir a questão agrária do Estado, ele possui como material base o “Atlas da Questão Agrária no Paraná: diálogos em construção”, que possibilita, segundo o professor Dr. Fabio Zeneratti, os participantes a entenderem, desde as escolas do campo, as contradições da realidade.

“Ele possibilita uma aproximação entre a universidade e a comunidade porque apresenta temas que partiram de uma demanda do próprio campo paranaense. Ele é resultado desses diálogos e certamente contribuir para formação de profissionais e estudantes que tem nas escolas do campo seus espaços de vida e trabalho”, explica.
Com carga horária total de 20 horas, no formato online, o curso fornece também certificação. Serão 50 vagas ofertadas, destinadas a profissionais das escolas do campo e comunidades; estudantes de graduação em Educação do Campo; professores das escolas municipais e estaduais em geral; movimentos sociais; e graduados em qualquer área do conhecimento.
Oficinas
1) Atualidade da Questão Agrária no Brasil: o debate a partir da escola pública
– Dia 26 de outubro,
– Horário: das 19h30 às 22h30,
– Ministrantes: Paulo Alentejano (FFP-UERJ) e Angela Katuta (UFPR Litoral).
2) Faces da Questão Agrária: representações do campo paranaense, sujeitos e conflitos
– Dia: 09 de novembro
– Horário: 19h30 às 22h30,
– Ministrantes: Eliane Tomiasi Paulino (UEL), Silas Rafael da Fonseca (Unespar, União da Vitória) e Luciano Z. P. Candiotto (Unioeste, Francisco Beltrão).
3) A Questão Agrária e seus desdobramentos na educação: educação do e no campo como direito dos povos que nele habitam
– Dia: 16 de novembro,
– Horário: das 19h30 às 22h30,
– Ministrantes: Fernanda Keiko Ikuta (Unicentro, Irati) e Angela Katuta (UFPR Litoral).
4) Questão Agrária e luta pelo território: povos originários e comunidades tradicionais no Paraná
– Dia: 23 de novembro,
– Horário: das 19h30 às 22h30;
– Ministrantes: Djoni Roos (Unioeste, Marechal Cândido Rondon) e Jorge Montenegro (UFPR, Curitiba).
5) Seminário de encerramento
– Dia: 30 de novembro,
– Horário: das 19h30 às 22h30,
– Ministrante: Fábio Zeneratti (UFFS, Laranjeiras do Sul), Daiane Daniela Gemelli (Unespar, União da Vitória) e Marcelo Barreto (Unicentro, Irati)
Inscrições
As inscrições são gratuitas e se encerram na próxima terça-feira (26). Para participar, basta acessar AQUI.
Quer ficar por dentro das novidades? Então nos acompanhe pelo Facebook | Twitter | YouTube | Instagram. Também temos nosso grupo de notícias no Whatsapp, todo dia atualizado com novas matérias.