UFFS: PSS, Sisu e mais novidades para 2025

A coordenadora acadêmica do Campus LS, Manuela Pereira, destaca oportunidades e o diferencial da universidade

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) está com diversas novidades para o ano de 2025, oferecendo novas oportunidades de ingresso e investimentos para atender aos estudantes de Laranjeiras do Sul e região. Em entrevista ao Jornal Correio do Povo, a coordenadora acadêmica do campus, Manuela Franco Pereira, destaca os processos seletivos e os novos cursos disponíveis, além de explicar os diferenciais da instituição.

Formas de ingresso

Um dos principais focos da divulgação neste período é o Processo Seletivo Simplificado (PSS), aberto desde dezembro e com inscrições até 5 de fevereiro. Este processo oferece vagas para cursos de graduação com base em cadastro de reserva das vagas remanescentes do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Manuela explicou que, ao contrário do Sisu, os candidatos podem se inscrever utilizando a nota do Enem de qualquer edição entre 2009 e 2024, uma vantagem significativa para quem não participou da edição mais recente. Outra opção de ingresso é através da nota do histórico escolar do ensino médio nas disciplinas de português e matemática.

Para quem busca ingressar por meio do Sisu, a inscrição ocorre entre 17 e 21 de janeiro, com vagas para diversos cursos, como Administração, Agronomia, Ciências Biológicas (agora no turno noturno), Ciências Sociais, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Agricultura, Engenharia Química (novidade para 2025), e Pedagogia. Manuela ressalta ainda que a Engenharia Química é uma das novidades mais esperadas para o campus, junto com o ajuste no horário do curso de Ciências Biológicas, agora oferecido no período noturno para melhor atender aos estudantes.

Pós-graduação

Além das oportunidades de graduação, a UFFS também oferece dois programas de pós-graduação. O mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos, com 13 vagas, permite a inscrição até 24 de janeiro e é voltado para quem possui graduação em áreas afins e interesse em desenvolver pesquisa no campo da alimentação. Já a especialização em Fundamentos e Práticas em Educação do Campo, com inscrições até 17 de janeiro, é direcionada a educadores que atuam em escolas públicas do campo e é uma oportunidade para aprimoramento profissional.

Concurso para docentes

Outro ponto importante destacado por Manuela foi o concurso público para docentes, com 47 vagas abertas para professores em diversos campi da UFFS. Para o campus Laranjeiras, há vagas nas áreas de Educação, Ciências Sociais e Administração. As inscrições vão até 21 de fevereiro e as provas ocorrerão entre março e abril. Além disso, o campus também aguarda o lançamento de um concurso para técnicos administrativos, com uma vaga disponível para técnico em assuntos educacionais em Laranjeiras do Sul.

Por que estudar na UFFS?

Sobre os diferenciais da UFFS, Manuela enfatiza a excelência do corpo docente, composto por mais de 90% de professores doutores, além do forte compromisso com ensino, pesquisa e extensão. “Nosso corpo docente é altamente qualificado, com muitos profissionais envolvidos em projetos que impactam diretamente a sociedade e contribuem para a formação acadêmica e prática dos estudantes”.

Outro ponto levantado por ela são os auxílios socioeconômicos oferecidos pela universidade. Estudantes em situação de vulnerabilidade podem receber isenção total nas refeições do restaurante universitário, além de suporte para moradia, alimentação e transporte. “Esses auxílios garantem que ninguém fique sem condições de continuar seus estudos”.

Manuela também menciona a infraestrutura do campus como um grande diferencial. Com 100 hectares de área e equipamentos modernos adquiridos por meio de investimentos recentes, a UFFS oferece condições ideais para o desenvolvimento da pesquisa e da formação acadêmica.

Por fim, a coordenadora salienta que o currículo dos cursos está sendo atualizado para proporcionar maior flexibilidade. A universidade implementou turnos alternativos e carga horária concentrada, permitindo que estudantes, especialmente os da área de Agronomia, conciliem suas aulas com as demandas profissionais. “Essa adaptação busca atender às necessidades dos alunos sem comprometer a qualidade do ensino”, conclui.

Início das aulas

As aulas no campus de Laranjeiras terão início em 10 de março, e o período de matrículas será em fevereiro. Com tantas opções e oportunidades, Manuela finaliza destacando que a UFFS é uma instituição acessível e com diversas possibilidades para quem deseja ingressar no ensino superior.

Inscrições e informações:

  • PSS: Inscrições até 5 de fevereiro
  • Sisu: Inscrições de 17 a 21 de janeiro
  • Mestrado e especialização: Inscrições até 24 de janeiro (mestrado) e 17 de janeiro (especialização)
  • Concurso público: Inscrições até 21 de fevereiro

Para mais informações, os interessados devem acessar o site oficial da UFFS e os portais específicos dos processos seletivos e concursos clicando neste link