Vendas durante os feriados aquecem o comércio Laranjeirense

Com a retomada da economia no pós pandemia, setores notam um acréscimo nas buscas e vendas

Com a chegada do fim do ano, as economias tendem a se aquecer com compras Natalinas, entre presentes e decorações. Após dois anos sofrendo com os impactos trazidos pela pandemia de Covid-19, a expectativa é de que este Natal apresente números melhores para o comércio.


A data deve movimentar as ruas de todo o país, levando mais de 118 milhões de consumidores às compras. É o que aponta pesquisa realizada pela CNDL –Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e pelo SPC Brasil — Serviço de Proteção ao Crédito, que indica uma injeção de R$ 66,6 bilhões na economia.

Movimento em Laranjeiras
Em Laranjeiras do Sul não está sendo diferente. Conforme o Executivo da Associação Comercial de Laranjeiras do Sul (Acils), Luiz Ederson, e alguns empresários da cidade, o movimento tem sido bom pelas lojas.
“Em uma comparação com dezembro de 2021, tivemos um acréscimo de 10% nas vendas durante a época” afirma Luiz. “Nos setores de presentes e decoração o movimento subiu, contudo, o número varia conforme o setor”.
Nos supermercados o gerente da Rede Lar, Rogério Chruscinski, diz que o movimento melhorou. “Esse final de ano está sendo ainda melhor que o resto do ano. Está acima do que tínhamos previsto. Bem movimentado”. Rogério faz uma análise com o fim do ano passado. “Em relação a pandemia não fomos muito afetados, claro que diminuiu o ritmo, como tivemos que atender em horários diferentes, mas na pós pandemia a recuperação foi boa”, finaliza o gerente.
No setor de serviços, como o salão da Gislaine Camargo, o movimento cresceu nesta época. “Estamos trabalhando bastante aqui no salão, com horários cheios de manhã, à tarde e à noite”. Gisa, como é conhecida, afirma que a busca para depois do Natal foi uma surpresa. “Não esperava esse movimento depois do feriado. Nesse ano estamos com a agenda cheia já na semana pós Natal”. Questionada sobre os serviços mais buscados Gisa diz que todos estão sendo procurados. “Tudo que oferecemos, entre progressiva, mexas e corte, as clientes estão buscando. Nossa manicure por exemplo já não tinha horários desde o início desse mês”, finaliza Gislaine.


Fatores externos
Outro fator que ajudou a alavancar as economias, isso em contexto nacional, foi o PIX, que trouxe a praticidade durante as compras.
Conforme o presidente da CNDL, José César da Costa, empresários precisam se adaptar as novas formas de pagamento. “O pagamento por PIX teve um importante crescimento em relação ao ano passado. São 12 pontos percentuais de aumento. Essa é uma tendência que o lojista precisa ficar atento. Mesmo comprando nas lojas físicas, o consumidor deve utilizar o online para pagar as compras. As lojas precisam se adaptar para não perder vendas”, finaliza José.