Marquinho: Programa Turismo da Melhor Idade leva 35 idosos à Curitiba de forma gratuita

Criada em 2022 pela administração municipal, a iniciativa já garantiu quatro viagens ao grupo. O objetivo é proporcionar lazer e bem-estar, além da oportunidade de conhecer novos lugares

O programa ‘Turismo da Melhor Idade’, idealizado pela prefeitura de Marquinho, por meio da secretaria de Ação Social, levou o grupo com 35 idosos à Curitiba, na última quarta-feira (29). A programação, que teve início com a participação na missa celebrada pelo Padre Reginaldo Manzotti na Igreja Nossa Senhora de Guadalupe, seguiu ontem (30) com visitas a diversos pontos turísticos da cidade.

Objetivo
O projeto, iniciado em 2022, tem como objetivo proporcionar lazer, bem-estar e a oportunidade de conhecer novos lugares para os idosos que participam ativamente dos serviços de convivência e fortalecimento de vínculos do Centro de Referência da Assistência Social. Esta é a quarta viagem realizada pelo programa, que já levou os participantes para destinos como o Shopping de Guarapuava, as Cataratas do Iguaçu e o Parque das Aves.

Atividades
Segundo a secretária de Ação Social e primeira dama, Tisiane Varela, a agenda de ontem (29), incluiu a visita ao Jardim Botânico, um dos maiores da América Latina, com mais de 350 mil espécies de plantas. Em seguida, os idosos conhecerão o Museu Oscar Niemeyer, mais conhecido como Museu do Olho, que abriga um acervo de obras do renomado arquiteto brasileiro.
Após o almoço, o grupo seguiu para o Passeio Público, um dos primeiros parques urbanos do Brasil, e para a Liga Arena, um espaço cultural que oferece diversas atividades, como shows, exposições e eventos. O dia se encerra com a visita ao Parque Tanguá, que possui um lago com pedalinhos, áreas verdes e trilhas para caminhada.

Uma experiência e tanto
Para Tisiane, proporcionar essa experiência para a Melhor Idade é extremamente gratificante. “Estamos criando memórias e proporcionando lazer e bem-estar para esses idosos que tanto merecem”, afirma.
“É importante ressaltar que a seleção dos participantes é feita com base na participação ativa nos serviços do CRAS, o que garante que todos tenham a oportunidade de aproveitar ao máximo essa viagem, que é gratuita”, complementa.
De acordo com o prefeito Élio Bolzon Junior (Juninho), o ‘Turismo da Melhor Idade’ é um programa que demonstra o compromisso da prefeitura com a qualidade de vida dos idosos. “É por meio de iniciativas como essa que a administração municipal busca promover o envelhecimento ativo e saudável, garantindo que os idosos tenham acesso a atividades de lazer e cultura que contribuem para o seu bem-estar físico e mental”, finaliza o prefeito.