Cachorro feliz: a importância das brincadeiras para os pets

Muito mais que um passatempo, brincar é a liberdade de poder expressar seu comportamento natural, sendo positivo para seu bem-estar físico e mental

Uma das melhores experiências para um tutor é ver o pet se divertindo e exibindo seu comportamento natural. Ter um cachorro brincando, feliz e saudável, é essencial para o bem-estar dele. Aqui estão algumas dicas para melhorar a diversão do seu cão.

Importância

Antes de serem domesticados, os cães viviam para caçar, sobreviver e perpetuar a espécie. Hoje, seus instintos de caça são mais fracos, mas isso não significa que os pets não sintam prazer ao brincar. Já notou como muitos cães adoram destruir seus brinquedos? Isso ocorre porque, ao fazer isso, eles estão expressando um comportamento natural de destroçar a caça. Portanto, quando seu pet estiver se divertindo ao morder um brinquedinho, não se zangue.

Mas lembre-se: supervisione a brincadeira, pois, apesar de destruir, o cachorro não pode ingerir o brinquedo, o que pode causar engasgo e asfixia! Se o seu pet está destruindo rapidamente a pelúcia, aposte em uma combinação de mordedor e pelúcia, assim ele poderá dividir o foco da brincadeira.

Além de permitir a expressão de comportamentos naturais, os brinquedos para cachorro oferecem diversos benefícios, como:

  • Entreter pets que ficam sozinhos em casa;
  • Melhorar o bem-estar físico e mental;
  • Estimular a movimentação dos músculos;
  • Ajudar na limpeza bucal.

Variedade de brinquedos para cachorro

À medida que os cães conquistaram espaço dentro de casa, os brinquedos, antes ossos ou brinquedos de bebês, evoluíram. Hoje é possível encontrar uma variedade de opções em diferentes tamanhos e materiais, com múltiplas funções. Os primeiros brinquedos para cachorro eram feitos de borracha e tinham apitos internos, que, apesar de populares, não devem ser oferecidos sem supervisão. Além de assustar alguns cães, o apito, se engolido, pode causar engasgos e asfixia. Portanto, tenha muito cuidado e sempre supervisione a brincadeira.

Tipos

O mercado pet hoje possui uma vasta variedade de brinquedos para cachorro, desde pelúcias até bolinhas tradicionais, cada um com sua importância. Brincar é extremamente importante, pois auxilia no desenvolvimento físico, social e cognitivo do cão, além de estar ligado ao seu instinto de caça. Cada tipo de brinquedo ajuda a estimular seus sentidos. Abaixo, mostramos como cada tipo de brinquedo pode imitar uma etapa da caça:

  • Farejar: Brinquedos com odores de alimentos, como mordedores, aguçam o faro, usado na caça para detectar presas distantes.
  • Visualizar: Itens que imitam uma presa, com textura, peso e volume, como pelúcias, são ótimos para a visão.
  • Perseguir: Para imitar a fuga de uma presa, aposte em brinquedos que estimulem a mobilidade, como bolinhas e dispensadores de petiscos.
  • Capturar, lutar e abater: Brinquedos com sons, como bichos de látex e vinil, são motivadores.
  • Mastigar e ingerir: Ofereça opções que desafiem positivamente o pet a conseguir alimento, como brinquedos recheáveis.
  • Roer: Mordedores imitam o comportamento de roer a carcaça de grandes presas.