Com inúmeros benefícios, trigo é a melhor opção de cultura para o inverno

Com o encerramento do verão, é a hora do agricultor planejar a safra de inverno. E entre as melhores opções de cultura está o trigo.

Cultura viável e necessária no sistema de produção de soja e milho, o trigo tem a vantagem de permitir dois e até três cultivos por ano na mesma área. Em regiões de clima frio, como é na Cantuquiriguaçu, a renda do inverno vem muitas vezes desta única cultura.

Benefícios

O trigo ainda gera benefícios indiretos na fertilidade química, física e biológica do solo, na supressão natural de pragas e na cobertura vegetal da lavoura. O agricultor tem a produção garantida seja com grãos ou sementes, afirmou o engenheiro agrônomo da Coprossel, Márcio Dulnik.

Um dos maiores benefícios é a possibilidade de utilizar a mesma estrutura física e de pessoas que as culturas de soja e milho. Reduzindo desta forma o impacto dos custos fixos sobre as culturas de verão e melhorando assim, a rentabilidade da propriedade como um todo, ressalta.

Ainda de acordo com Dulnik, os ganhadores do ‘Soja 200+’ deste ano – Éder e Eleandro Lago e Nelson Lima – são exemplos de agricultores que plantaram soja na área que era do trigo. Manejando de uma maneira correta, é possível aumentar a produtividade de soja no verão, plantando trigo no inverno, declara o especialista.

Cuidados

Dulnik orienta que o principal cuidado que o produtor deve tomar é plantar dentro do zoneamento agrícola. O risco de sofrer com as intempéries climáticas são bem menores. Além disso, é preciso plantar um material certo e para isso, diz.

É bom sentar e analisar com o técnico da cooperativa para ver qual é o produto mais indicado, melhor época e o melhor tratamento para ver se lá na frente haverá sucesso, finaliza.