Mulher cai em golpe do Pix após contato com falso atendente bancário

Vítima foi induzida a realizar transferência sob pretexto de cancelar compras e empréstimos feitos em seu nome

Na tarde da última segunda-feira (6), uma mulher de 48 anos procurou o Destacamento da Polícia Militar de Goioxim, para relatar que havia sido vítima de um golpe. Segundo o depoimento, ela recebeu uma ligação de uma pessoa que se identificou como atendente de um banco. Durante a chamada, foi informada de que uma compra havia sido realizada em seu nome e, caso não reconhecesse a transação, deveria entrar em contato com uma atendente via WhatsApp.

Seguindo as orientações, a mulher iniciou uma conversa pelo aplicativo de mensagens. O suposto atendente informou que, além da compra, dois empréstimos haviam sido realizados em seu nome. Para “estornar” os valores, ela deveria realizar uma transferência via Pix para uma chave aleatória fornecida pelo golpista.

O golpe

A vítima efetuou a transferência para uma conta de titular desconhecido, mas, pouco tempo depois, percebeu que havia sido enganada. Após realizar o Pix, os contatos utilizados pelo golpista foram bloqueados, impossibilitando qualquer tentativa de comunicação.

A mulher procurou as autoridades para registrar a ocorrência. A Polícia Militar realizou o boletim de ocorrência com as informações repassadas e orientou a vítima sobre os procedimentos legais cabíveis.

A orientação das autoridades é para que a população fique atenta a esse tipo de abordagem, especialmente quando envolve transações financeiras solicitadas por contatos não verificados.