Nova Laranjeiras: crianças de Rio das Cobras recebem kit de cama

A ação foi realizada em parceria com o Governo do Estado do Paraná, que destinou R$ 400 mil, por meio do Fundo para a Infância e Adolescência (FIA)

Na última semana, a prefeitura de Nova Laranjeiras, por meio da secretaria de Assistência Social, realizou a entrega de kits de cama para crianças da Terra Indígena, percorrendo todas as aldeias e distribuindo mil kits. Cada kit contém um colchão de solteiro, uma manta, um jogo de lençol e um travesseiro, com o objetivo de proporcionar mais conforto e qualidade de vida para as crianças.

Aporte financeiro
A ação foi realizada em parceria com o Governo do Estado do Paraná, que destinou R$ 400 mil, por meio do Fundo para a Infância e Adolescência (FIA). Segundo a coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Thalita Onetta Muller, o valor foi direcionado especificamente para atender crianças e adolescentes indígenas, conforme deliberação do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CDECA 03/2023).

Bem estar
De acordo com Thalita, a decisão de priorizar itens básicos de conforto foi tomada em conjunto com as lideranças das nove aldeias da Área Indígena Rio das Cobras, e da secretaria Indígena, administrada pelo Neoli Olibio, após avaliação das condições de vulnerabilidade enfrentadas por muitas famílias, que muitas vezes não possuem camas adequadas, recorrendo a tarimbas ou cobertores no andar para o descanso das crianças. “Nos reunimos com as lideranças para ouvir quais eram as principais necessidades, e concluímos que o kit cama atenderia essa demanda inicial de conforto”, afirmou Thalita.
O levantamento da quantidade de crianças, realizado com apoio da secretaria de Assuntos Indígenas, orientou a distribuição, que beneficiou crianças de 0 a 14 anos.

Mais projetos
A coordenadora ressalta que parte do recurso ainda está disponível, já que a aquisição dos kits foi feita por meio de licitação, e segundo o planejamento da secretaria, será destinado à aquisição de uniformes escolares, incluindo tênis, camiseta, calça e jaqueta, uma demanda apresentada pelas comunidades. “O processo licitatório já está iniciado e a distribuição adicional está prevista para o início do próximo ano”, disse ela.
Para Thalita, todas as iniciativas são pensadas e executadas para promover bem-estar e qualidade de vida. “A boa convivência em família, saúde e educação são direitos de todos. Estas iniciativas são promovidas em igualdade pois a qualidade de vida é uma prioridade da prefeitura e da Assistência Social”, finaliza.