Assembleia Legislativa concede título de Cidadão Honorário do Paraná a Paulo Hermínio Pennacchi

Sessão solene reconhece contribuições de empresário de Arapongas para o desenvolvimento econômico e social do estado

Na quarta-feira, 3 de julho, a Assembleia Legislativa do Paraná realizou uma sessão solene no plenário para conceder o título de Cidadão Honorário do Paraná ao empresário Paulo Hermínio Pennacchi, natural de Arapongas. A homenagem foi proposta pelos deputados Pedro Paulo Bazana (PSD) e Tiago Amaral (PSD) em reconhecimento ao trabalho e à dedicação do empresário no desenvolvimento econômico do estado e suas ações filantrópicas em favor das famílias paranaenses em situação de vulnerabilidade.

Durante a cerimônia, o deputado Pedro Paulo Bazana justificou a concessão do título destacando a longa amizade e parceria com o homenageado. ‘O Paulo é um amigo de longa data, eu já conheço ele há mais de 25 anos e passei a conviver com ele quando fui convidado a participar do Grande Clube de Serviços lá de Arapongas. E a partir daí construímos uma grande amizade. E depois ele idealizou a Casa do Bom Menino e o Projeto Crescer. Nós fizemos uma união com essas duas entidades e começamos a trabalhar juntos dentro de Arapongas para buscar recursos para essas duas entidades. É um grande empresário, realmente um visionário e merecedor deste reconhecimento por tudo que ele faz’.

O deputado Tiago Amaral, também proponente da homenagem, ressaltou a importância de reconhecer pessoas que servem de exemplo para a sociedade. ‘Certas pessoas são exemplos, modelos de homem, de cidadão, pai de família, de empresário. E a sua história e a sua luta justificam e inspiram a gente. As pessoas precisam ser reconhecidas não só por aqueles que estão no seu convívio próximo, mas elas precisam ser reconhecidas por todo o nosso estado. E o Paulo é uma destas pessoas que mais merece essa titulação, esse reconhecimento, essa honraria dos paranaenses’.

Paulo Hermínio Pennacchi expressou sua gratidão ao receber o título, lembrando sua trajetória desde a infância até a chegada a Arapongas. ‘As emoções são grandes porque o menino que veio das Minas Gerais com seis anos de idade, chegou em Arapongas e agora ser homenageado aqui hoje, um festejo muito grande. Estou aqui há 69 anos e o Paraná nos recebeu de braços abertos. Estamos aqui trabalhando, defendendo os interesses do Paraná, gerando trabalho, fazendo trabalho social e, por isso, para nós, é um privilégio, uma honra receber esse título hoje’.

O governador em exercício do Paraná, Darci Piana, também se pronunciou, destacando as qualidades pessoais e profissionais de Pennacchi. ‘Para começar, amigo não tem defeito. E como é que fazemos para encontrar um amigo que não tem defeito? É só conhecer o Pennacchi. Esse homem é sério, responsável, amigo dos amigos, amigo até daqueles que não são amigos. E tem feito um trabalho social fantástico, foi meu companheiro de Federação do Comércio, me ajudou muito como presidente do Sindicato dos Atacadistas de Gêneros Alimentícios do Paraná. E foi tudo que um amigo pode ser, companheiro e leal. É mais do que merecida esta homenagem’.

Biografia

Paulo Hermínio Pennacchi, 73 anos, é economista formado pela Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana (Fecea), empresário e entusiasta do associativismo e do servir. Em 1º de maio de 1972, foi convidado para ingressar no Lions Club Arapongas, clube que presidiu nas gestões de 1976/1977 e 1999/2000. Em 1976, os membros do Lions Clube Arapongas, após terem construído a APAE, decidiram criar um orfanato. Assim, surgiu a Casa do Bom Menino, uma casa lar que funcionou durante 27 anos, onde centenas de crianças foram abrigadas e adotadas.

Em 2005, o espaço foi transformado num projeto de contra turno escolar, denominado Projeto Crescer, que começou a funcionar com 65 alunos. Esta instituição, que tem como missão edificar pessoas através da educação, matriculou este ano 943 alunos, provenientes de famílias de baixa renda, cursando do 4º ao 9º ano em escolas públicas. O projeto oferece mais de 20 oficinas nas áreas culturais e pedagógicas, além de café da manhã, da tarde e almoço. Em 2023, serviu mais de 195.000 refeições, funcionando em duas unidades e empregando 79 colaboradores. Desde a sua fundação, mais de 5.500 alunos já passaram pela instituição.

Pennacchi foi sócio fundador da Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (ABAD), onde ocupou diversos cargos, incluindo vice-presidente de 1989 a 1998 e presidente de 1999 a 2004. Durante sua gestão, fundou 14 filiadas estaduais, completando a representatividade nacional da associação e implantando a cultura da responsabilidade social. A central de negócios criada sob sua liderança beneficiou milhares de atacadistas e distribuidores no Brasil.

Ele também presidiu o Conselho da Junior Achievement no Paraná de 2009 a 2014, uma ONG que estimula a cultura empreendedora entre estudantes do ensino fundamental e médio. Além disso, foi vice-presidente da Fecomércio Paraná de 2014 a 2022.

A sessão solene contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o presidente da cerimônia e proponente, deputado Pedro Paulo Bazana; o deputado Tiago Amaral, também proponente da homenagem; o governador em exercício do Paraná e presidente da Fecomércio, Darci Piana; o homenageado Paulo Hermínio Pennacchi; a 1ª vice-presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, desembargadora Joeci Machado Camargo; o prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre; o presidente em exercício da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio), Ari Faria Bitencourt; o presidente da Associação Comercial do Paraná (ACP), Antônio Gilberto Deggerone; o vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FEIP/PR), Irineu Munhoz; e o governador do Distrito DL6 do Lions Internacional, Mauro Sérgio Ribeiro.