Bolha de calor poderá ter temperaturas de até 40ºC e risco de temporais no país

O fenômeno, conforme a MetSul, aprisiona o ar quente “por baixo”, funcionando “como uma tampa de panela”. No Paraná a previsão é de calor extremo, especialmente no Oeste e Norte do estado

Uma onda de calor intensa deverá afetar estados das regiões Sul, Centro-Oeste e Sudeste do Brasil nesta semana, com temperaturas ultrapassando os 35ºC e podendo chegar a picos de 40ºC em diversas áreas, especialmente no oeste do Rio Grande do Sul, Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo, conforme a previsão da MetSul Meteorologia.

Em São Paulo, o calor será mais intenso nas cidades do oeste do estado. No Rio Grande do Sul, a previsão é de aumento gradual da temperatura a partir de terça-feira (14), com máximas cada vez mais elevadas ao longo da semana. A MetSul alerta que, na segunda metade da semana, o pico do calor deverá ser atingido, com tardes extremamente quentes.

O que é bolha de calor?

Bolha calor se forma quando área de alta pressão permanece sobre uma região por dias ou semanas. O fenômeno, conforme a MetSul, aprisiona o ar quente “por baixo”, funcionando “como uma tampa de panela”. Na América do Sul, a atual bolha de calor tem seu centro entre o Paraguai e o Centro-Oeste do Brasil.

Risco de temporais severos

O calor intenso eleva o risco de temporais isolados, com chuva forte, ventos intensos e possibilidade de granizo, especialmente a partir de quinta-feira (16). Segundo a MetSul, o fenômeno será semelhante ao registrado na virada do ano, quando as altas temperaturas resultaram na formação de células de tempestade. A empresa explica que esses temporais, isolados, podem ser fortes e causar danos. Normalmente, esses eventos ocorrem no final da tarde ou à noite, quando o aquecimento diurno gera instabilidade na atmosfera.

O impacto da bolha de calor faz parte de uma ampla massa de ar quente que abrange a América do Sul em latitudes médias, refletindo os desafios climáticos enfrentados pela região, com a crescente frequência e intensidade de eventos climáticos extremos.

Paraná

O Paraná também será afetado, com temperaturas que podem chegar a 40ºC em algumas cidades, conforme alerta do MetSul. A previsão é de calor extremo, com máximas variando entre 32ºC e 40ºC, especialmente no Oeste e Norte do estado. Ontem terça-feira (14), cidades como Guaíra e Paranavaí registraram 34ºC, e Foz do Iguaçu deverá atingir 34ºC hoje, quarta-feira (15). A tendência é que, ao longo da semana, as temperaturas subam ainda mais, chegando a 36ºC em Paranavaí na quinta-feira (16), segundo o Simepar.

Com o aumento da temperatura, a formação de tempestades será favorecida, segundo a MetSul. A partir de quinta-feira, várias cidades do Paraná deverão registrar temporais isolados, com chuva forte, vendavais e granizo. Embora o calor seja extremo, espera-se que a segunda metade da semana traga uma queda nas temperaturas, com a chegada dos temporais.