BRDE destina linha de crédito de R$ 112 milhões a municípios paranaenses impactados pelas chuvas
Esse serviço oferece várias condições, como um prazo de pagamento de 25 anos e taxas reduzidas em comparação com as praticadas no mercado
O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) anunciou a disponibilização de 112 milhões de euros para projetos de resiliência urbana nos municípios afetados por eventos climáticos recentes no Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, todos impactados por enchentes. A linha de crédito conta com o apoio do Banco Mundial.
O comunicado foi feito em uma reunião entre executivos das duas instituições financeiras e o vice-governador Darci Piana, marcando o início do programa Sul Resiliente. Piana enfatizou a importância do programa para auxiliar as famílias atingidas, possibilitando que as prefeituras planejem infraestrutura mais segura para evitar episódios semelhantes aos ocorridos em outubro e novembro.
O diretor financeiro do BRDE, Wilson Bley Lipski, destacou a necessidade de os municípios estarem habilitados para o financiamento, ressaltando o comprometimento do Governo do Estado em fortalecer as ações junto às prefeituras.
Municípios e financiamentos
A equipe técnica do Banco Mundial realizará visitas técnicas em Almirante Tamandaré e Ponta Grossa nos próximos dias para avaliar as condições e propostas desses municípios. O gerente de Risco de Desastres do Banco Mundial, Jack Campbell, elogiou a capacidade técnica do Estado do Paraná no monitoramento das regiões de risco.
Essa linha de crédito oferece condições vantajosas, como um prazo de pagamento de 25 anos e taxas reduzidas em comparação com as praticadas no mercado. O financiamento beneficiará prefeituras interessadas em aprimorar sua infraestrutura, incluindo sistemas de drenagem e contenção de encostas.
Os recursos serão destinados a dois perfis: investimentos para resiliência urbana, abrangendo projetos para municípios selecionados que visam mitigar os impactos de desastres naturais, e concessão de crédito para o fortalecimento institucional de municípios, auxiliando na capacidade de projetar, implementar, executar e monitorar subprojetos.
O diretor de Projetos da Secretaria de Estado do Planejamento, Marcos Marini, explicou que o Programa Conecta399, criado pelo Governo do Estado, auxiliará os municípios na interação com o BRDE, especialmente os pequenos municípios que enfrentam desafios operacionais devido a um quadro reduzido de servidores. O programa oferecerá apoio na capacitação e utilização de ferramentas para elaboração e gerenciamento de projetos.