Carnaval: Paraná tem destinos para foliões e para quem busca descanso

Na capital e litoral, os blocos estarão presentes no feriado, junto de bailes e festas. Além das icônicas Cataratas, há várias opções naturais para aproveitar

No Paraná, o Carnaval se transforma em uma experiência diversificada, feita para agradar a todos os perfis de turistas – dos que buscam relaxar aos que não abrem mão de um bloco de rua autêntico. Entre os dias 1 e 5 de março, o Estado se torna o destino ideal para aproveitar o feriadão, oferecendo atrações que prometem encantar e movimentar a economia local.

Crescimento econômico e turismo internacional
Segundo dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o Carnaval 2025 deve gerar um faturamento de R$ 12,03 bilhões para a economia brasileira – um aumento de 2,1% em relação ao ano anterior. Com 83% dessa receita vinda de bares, restaurantes, transporte de passageiros e meios de hospedagem, a festa atrai, ainda, a expectativa de receber mais de 868 mil turistas estrangeiros, o que impulsiona o emprego e destaca a força do turismo paranaense.

Opções de folia tradicional
Em Curitiba, a Avenida Marechal Deodoro será palco do desfile dos blocos e escolas de samba, que rolarão nos dias 1, 2 e 3 de março, integrando as diversas programações oficiais do Carnaval na capital. No litoral, a tradição continua com desfiles, bailes e festas que marcam a história da região:

  • Em Guaraqueçaba, o baile com 45 anos de tradição acontece na Ilha Rasa a partir das 20 horas do dia 1º de março.
  • Guaratuba inicia suas celebrações com o Grito de Carnaval no dia 28 de fevereiro, estendendo a folia até o dia 4.
  • Pontal do Paraná anima o público com DJs, blocos e bandas em cinco balneários, de 1º a 4 de março.

Outras cidades como Antonina, com a tradicional Folia de Momo (de 28 de fevereiro a 4 de março), Morretes, com festas às margens do Rio Nhundiaquara, e Paranaguá, que realiza o Banho de Mar à Fantasia no domingo (23), garantem uma programação variada e intensa. No Norte do Estado, Londrina promove o desfile “Bloco Vê Se Pode” no Parque de Exposições Ney Braga em 3 de março, enquanto Ponta Grossa, nos Campos Gerais, organiza o Grito de Carnaval e diversas atrações entre os dias 28 de fevereiro e 4 de março. Ivaiporã, na região Central, prepara sua folia no Parque Ambiental Jardim Botânico com atrações para todas as idades.

Descanso, natureza e experiências sustentáveis
​​Para quem prefere um Carnaval mais tranquilo e em contato com a natureza, o Ekôa Park, localizado em Morretes, é uma excelente alternativa. Inserido na maior área contínua remanescente de Mata Atlântica – reconhecida como Patrimônio Natural da UNESCO desde 1999 –, o parque preparou uma programação especial para famílias, com atividades educativas e interativas, como a Caça ao Tesouro na Natureza, oficinas de artesanato sustentável para a confecção de máscaras e adereços carnavalescos, além de jogos que combinam e aprendizagem.

Parques e aventura no oeste do estado
No Parque Nacional do Iguaçu, lar das icônicas Cataratas do Iguaçu, o feriado será realizado com uma abertura antecipada e trilha sonora de artistas locais. No Centro de Visitantes e no Espaço Porto Canoas, a música ao vivo – com pagode e samba – e atividades como pintura facial prometem encantar visitantes de todas as idades. O Parque Estadual de Vila Velha, o primeiro do Paraná, oferece uma experiência única que mescla aventura, natureza e atividades lúdicas, como a Caça aos Itens de Carnaval, oficinas de máscaras, shows de balões e emocionantes atividades de tirolesa, arvorismo e caminhadas nas trilhas.

Carnavais alternativos e turismo ferroviário
Para quem busca algo diferente, o Carnatrem alia a tradição carnavalesca ao turismo ferroviário. A bordo de uma locomotiva a vapor de 1884, o passeio percorre a histórica Estrada de Ferro Princesa Isabel, conectando Morretes e Antonina, e proporcionando uma atmosfera única. Em Curitiba, as celebrações alternativas se destacam com eventos que unem cultura, tendências e diversidade musical. No dia 2 de março, a Caminhada Zumbi toma conta da Rua XV de Novembro com um desfile de “mortos-vivos” e personagens do terror, atraindo um público de mais de 20 mil pessoas. Outros eventos consagrados na capital incluem o Psycho Carnival, de 27 de fevereiro a 4 de março, e o GABAON – uma celebração que une a fé e a folia carnavalesca – programada para os dias 1 a 4 de março no Viasoft Experience.