Cidade paranaense abriga estátua de Nossa Senhora Aparecida de 26 metros de altura
Itaipulândia é lar de imagem adornada com um manto que cobre quase 100 metros quadrados, repleto de pastilhas e com detalhes de estrelas
Itaipulândia, localizada no oeste do Estado e com cerca de 11,4 mil habitantes, é lar de uma das maiores estátuas de Nossa Senhora Aparecida do Brasil. Com 26 metros de altura, a escultura se encontra na comunidade Caramuru, que é o ponto mais elevado do município.
A imagem é adornada com um manto que cobre quase 100 metros quadrados, repleto de pastilhas e com detalhes de estrelas. No interior da estátua, há um espaço de 80 metros quadrados revestido em mármore, onde um pequeno altar permite que os visitantes façam suas orações.
A entrada do monumento é projetada em forma do mapa do Brasil, e além dessa impressionante escultura, existem outros pontos turísticos dedicados a devotos, como a Catedral de Maringá, que se destaca com seus 124 metros de altura.
A construção do monumento
Inaugurada nos anos 2000, a imagem de Nossa Senhora Aparecida foi erguida em celebração aos 500 anos do Brasil, como uma homenagem aos primeiros habitantes da região. Antigamente chamada de Aparecidinha do Oeste, a cidade recebeu esse nome devido à devoção dos pioneiros que chegaram à área nos anos 60, trazendo consigo uma imagem da santa.
Na época, a comunidade se formou em torno da figura de Nossa Senhora Aparecida, que foi trazida pelo fundador do local, originando o nome Aparecidinha do Oeste. A mudança para o nome atual aconteceu após a construção da Usina de Itaipu, que submergiu parte da área que antes pertencia a São Miguel do Iguaçu, antes da emancipação do município.