Estado inicia Maio Amarelo 2024 com ação educativa

O objetivo é reforçar a conscientização sobre segurança no trânsito e reduzir os índices de sinistros nas estradas e vias urbanas

O Governo do Estado, através do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR), deu início às atividades do Maio Amarelo 2024, ontem (02). O objetivo é fortalecer a conscientização sobre segurança viária e reduzir os acidentes nas estradas e nas áreas urbanas. O tema nacional deste ano é “Paz no trânsito começa por você”, enfatizando a responsabilidade de condutores, ciclistas e pedestres.

Iniciativa

A primeira iniciativa educativa ocorreu na Refinaria da Petrobras, na Rodovia do Xisto, em Araucária, Região Metropolitana de Curitiba. O evento contou com a presença do mascote robô Rod, que interage com o público e aborda temas importantes para a segurança viária, além do influenciador @detranpreduca. As atividades do Maio Amarelo continuarão ao longo do mês em todo o Paraná, incluindo a realização de ações nas Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans).

A campanha estadual no Paraná tem como mote “No trânsito, qual é o seu rolê?”, destacando a mensagem de que cada indivíduo pode fazer a diferença nas vias públicas. O lançamento está previsto para segunda-feira (06). Essa abordagem convida à reflexão sobre as atitudes dos cidadãos como condutores, motociclistas, ciclistas ou pedestres, visando englobar todos os envolvidos no trânsito.

Programação

As ações, promovidas pela Escola Pública de Trânsito do Detran-PR, buscam engajar diversos segmentos da sociedade, desde órgãos governamentais até empresas, associações e meios de comunicação, para uma abordagem mais abrangente da segurança no trânsito.

Haverá uma série de ações educativas, como palestras com o tema Visão Zero, conceito de que a perda de vidas no trânsito não é aceitável e que todas as mortes e lesões graves são evitáveis por meio de ações e medidas apropriadas; Vias Seguras, que envolve uma série de medidas e práticas para reduzir o risco de acidentes e lesões nas vias públicas, como redução da velocidade, e o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito – Pnatrans.

Além disso, estão programadas atividades interativas com o Detranzinho para estudantes do 3° ano do ensino fundamental; participação da mascote robô Rod em eventos; uso de um simulador de capotamento mostrando na prática a importância do uso do cinto de segurança; além da oferta de óculos virtual e ações de conscientização sobre os riscos do álcool no trânsito.

Estão programadas, também, blitze, contação de histórias para crianças, ações conjuntas para coibir o uso indevido de ciclistas e pedestres nas canaletas, e o projeto Anjos, uma ação que alerta os pais quanto a importância de usar corretamente os dispositivos de retenção infantil.

Seminário

O Paraná também sediará o 4º Seminário de Mobilidade Humana Segura e Sustentável, que acontece junto com a Abertura Internacional do Maio Amarelo de 2024, na próxima semana (6 e 7), em Foz do Iguaçu. O evento contará com a participação de oito países e tem como objetivo reunir especialistas, autoridades, organizações e público em geral para aprofundar discussões e iniciativas em torno da segurança viária e da mobilidade urbana sustentável. Ele é organizado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), em parceria com o Detran-PR.

Maio amarelo

Maio foi escolhido para concentrar as ações de atenção no trânsito. Foi neste mês, em 2011, que a ONU propôs a Década de Ação para Segurança no Trânsito, visando conscientizar a sociedade sobre os altos índices de acidentes em ruas, estradas e rodovias.

Desde então, cidades do mundo todo promovem campanhas para incentivar técnicas de direção defensiva, o respeito ao próximo e às normas de trânsito. No Brasil, as campanhas acontecem desde 2014, sendo esta a décima edição do movimento, que conta com o apoio de órgãos públicos, empresas privadas e da sociedade em geral.

O amarelo foi escolhido por simbolizar a atenção no trânsito e também por ser uma cor de advertência. Em 2020, a ONU definiu o período entre 2021 e 2030 como a Segunda Década de Ação pela Segurança no Trânsito, com a meta de reduzir em 50% as lesões e mortes no trânsito no mundo inteiro até 2030.