Itaipu reúne mais de 40 entidades e instala Núcleo de Cooperação Socioambiental da Cantu

Entre os representantes da maior usina hidrelétrica do mundo estavam a assessora do presidente da Itaipu, Zuleide Maccari, e o superintendente do Itaipu Parquetec Irineu Colombo, acompanhados de uma equipe técnica especializada

A Itaipu Binacional realizou na última quinta-feira (19), em Laranjeiras do Sul, o 1º Encontro de Formação do Núcleo de Cooperação Socioambiental Cantuquiriguaçu. Este é o sétimo núcleo a ser instalado no Paraná, de um total de 20 previstos em todo o Estado, e teve a participação de representantes de 42 entidades de 11 municípios da região Cantuquiriguaçu. O evento busca unir esforços entre as organizações regionais para promover a sustentabilidade socioambiental e o desenvolvimento econômico, com o apoio estratégico da Itaipu Binacional.

Presenças

Entre os representantes da maior usina hidrelétrica do mundo estavam a assessora do presidente da Itaipu, Zuleide Maccari, e o superintendente do Itaipu Parquetec Irineu Colombo, acompanhados de uma equipe técnica especializada. O encontro destacou a importância de unir as forças locais em prol de uma agenda comum, com foco em estratégias integradas que possam trazer soluções reais para os desafios ambientais e socioeconômicos da região.

Cronograma

A agenda do núcleo prevê uma série de atividades, começando com o diagnóstico territorial das áreas de atuação. Além disso, serão oferecidos cursos e capacitações voltados à sustentabilidade, aproximando os núcleos do Governo Federal e criando oportunidades de parceria para superar os obstáculos regionais. Este projeto abrange ações de sustentabilidade que vão beneficiar 434 municípios no Paraná e no sul do Mato Grosso do Sul.

Durante o evento, Luiz Ferraro, consultor do Programa de Governança Participativa para Sustentabilidade da Itaipu, avaliou de forma positiva o primeiro encontro. “A participação e a qualidade das discussões aqui em Laranjeiras foram impressionantes. Convido as entidades e organizações que não puderam participar deste primeiro encontro a se unirem ao Núcleo de Cooperação Socioambiental Cantuquiriguaçu. A participação de todos é fundamental para fortalecermos as ações e colocá-las em prática”, destacou Ferraro em entrevista à Campo Aberto FM.

O próximo encontro do Núcleo de Cooperação Socioambiental Cantuquiriguaçu está marcado para novembro.