Itaipu apresenta sistema de gestão da biodiversidade na COP16

Cuidar do meio ambiente e do desenvolvimento social são essenciais para a geração de energia, defende empresa

A Itaipu Binacional apresentou na última sexta-feira (25), durante a COP16 da Biodiversidade, na Colômbia, como seu sistema de gestão empresarial considera a conservação da biodiversidade e o desenvolvimento social com o mesmo grau de importância que a geração de energia.

“Não há como ter segurança hídrica e segurança energética sem cuidar do meio ambiente e das pessoas”, afirmou Luis César Rodrigues da Silva, da Divisão de Áreas Protegidas da Itaipu, durante o painel “Lideranças empresariais integrando a biodiversidade para a transformação dos negócios”, promovido pelo Instituto LIFE, e com participação da secretária nacional de Biodiversidade do Ministério do Meio Ambiente, Rita Mesquita, da gerente de Sustentabilidade do Grupo O Boticário, Mariana Cavanha, e do coordenador de Responsabilidade Social do BRDE, Fernando Laurent.

O painel destacou a importância de o setor privado colaborar com o enfrentamento da crise da biodiversidade e da emergência climática. A ideia foi apresentar os avanços e desdobramentos do compromisso de empresas líderes em negócios e biodiversidade, com mensuração, avaliação e reporte, entre elas Itaipu.

A Binacional, que obteve a certificação LIFE em 2015, preserva mais de 100 mil hectares de Mata Atlântica no Brasil e no Paraguai, além de desenvolver programas de conservação para espécies da fauna ameaçadas de extinção. Ao todo, a empresa trabalha com mais de 240 espécies de fauna, sendo a maioria de peixes da bacia do Rio Paraná.

Por meio da metodologia LIFE, os esforços de conservação da Itaipu são medidos por mais de 100 indicadores, que demonstram que os impactos positivos superam em muitas vezes os negativos. Ao todo, são executados 56 projetos e 1.178 ações voltadas à biodiversidade.

“Isso é reflexo da estratégia da empresa, que há mais de 20 anos incluiu o cuidado com o meio ambiente na missão institucional da Itaipu”, afirmou Luis César, que também destacou o Plano Diretor de Gestão Ambiental Binacional e a participação da Itaipu na Rede Brasil do Pacto Global como indicadores dos cuidados da empresa com a temática da sustentabilidade.

A COP
O COP16 acontece de 21 de outubro a 1º de novembro em Cali, Colômbia, com a presença de cerca de 200 países. Um dos principais objetivos é acelerar o cumprimento das metas de conservação estabelecidas no Marco Global da Biodiversidade. Um dos focos principais será a Meta 15, que visa promover a responsabilidade das grandes empresas e instituições financeiras em relação à biodiversidade.

Coalizão LIFE
Lançada em dezembro de 2022 durante a COP15 da Biodiversidade em Montreal, no Canadá, a Coalizão LIFE de Negócios e Biodiversidade é formada por um grupo de empresas comprometidas em acelerar a inserção da biodiversidade nos negócios por meio de ações concretas e soluções transformadoras. Ao unir forças, as empresas podem acelerar a transição para um futuro mais sustentável.