Itaipu investe R$ 24 milhões em programa de educação para municípios Lindeiros

Programa Mais Ideb é parte das ações do Itaipu Mais que Energia, em parceria com o Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu

Os 16 municípios que fazem parte do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu receberam, na semana passada, o material do Programa Mais Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). O investimento da Binacional na aquisição dos materiais, destinados a estudantes e professores da rede municipal de ensino nos municípios que margeiam o lago de Itaipu, foi de R$ 24 milhões.

O Programa Mais Ideb é uma iniciativa voltada para a melhoria da qualidade da educação nos municípios lindeiros ao Lago de Itaipu. Ele faz parte do Programa Itaipu Mais que Energia e tem como objetivo principal elevar os índices municipais nas avaliações externas de aprendizagem, bem como qualificar a prática docente nas unidades escolares.

O programa abrange estudantes do 1º ao 5º ano e beneficia aproximadamente 39 mil alunos e 1.650 professores. Os materiais de apoio fornecidos incluem apostilas de Língua Portuguesa e Matemática, além de diversas obras literárias.

O diretor-geral brasileiro da Itaipu, Enio Verri, destacou que o Programa Mais Ideb é um investimento importante no futuro da região. “Ao fornecermos materiais de alta qualidade e apoio pedagógico para nossos estudantes e professores, estamos construindo uma base sólida para um futuro mais próspero e equitativo. Acreditamos que a educação é a chave para o desenvolvimento sustentável e estamos comprometidos em garantir que todas as crianças e adolescentes tenham acesso a uma educação de qualidade”, afirmou.

Para o diretor de Coordenação da Itaipu, Carlos Carboni, a importância do projeto vai além da sala de aula. “Além de cuidarmos da questão ambiental, é fundamental trabalharmos a educação ambiental e o currículo escolar. Para isso, temos esse convênio, que possibilitará a formação de professores para melhorar o Ideb e para garantir uma educação de qualidade para todas as nossas crianças e adolescentes”.

O convênio firmado com o Conselho dos Municípios Lindeiros se estende até o final deste ano. As ações incluem apoio pedagógico e formação para os profissionais da educação, alinhadas ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4 – Educação de Qualidade.

Sobre o Ideb

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado em 2007 e reúne, em um só indicador, os resultados de dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações. O Ideb é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).