Jornada Jovem de quatro cidades se reúnem em Rio Bonito para o Interjornadas 2024

Com foco em esporte, saúde e amizade, evento organizado pela equipe anfitriã chegou a marca de 250 participantes em um fim de semana de vôlei, futsal e fé

Neste final de semana (13 e 14), Rio Bonito do Iguaçu foi palco da terceira edição da Interjornadas, um evento promovido pela Jornada Jovem da Igreja Católica, popularmente conhecida como JJ. Iniciada em 2022, em Laranjeiras do Sul, e seguido por uma segunda edição em 2023, em Cascavel, a Interjornadas deste ano reuniu 250 jovens de Cascavel, Laranjeiras do Sul, Quedas do Iguaçu e Rio Bonito para um fim de semana de esportes, união e confraternização.

Organização

De acordo com o coordenador de Esportes da Jornada Jovem de Rio Bonito do Iguaçu e um dos organizadores, Igor Balbinotti, a organização do evento envolveu meses de planejamento e a colaboração de muitas pessoas. Desde os atletas até os voluntários que trabalharam nos bastidores, todos os participantes do JJ desempenharam papéis essenciais para garantir o sucesso do evento. “Tudo precisa ser planejado com antecedência para que possamos agregar todas as jornadas convidadas e garantir a integração de todos os jovens”, afirma.

Para a edição de 2024, foram convidadas as jornadas de Cascavel, Região Norte de Cascavel, Foz do Iguaçu, Quedas do Iguaçu, Laranjeiras do Sul e a sede de Rio Bonito do Iguaçu. No entanto, devido a compromissos e outros motivos, as jornadas de Rainha de Cascavel e Foz do Iguaçu não puderam comparecer. Assim, participaram da edição as jornadas da Região Norte de Cascavel, Quedas do Iguaçu, Laranjeiras do Sul e Rio Bonito do Iguaçu.

Objetivo

O principal objetivo do Interjornadas é promover o esporte entre os jovens, destacando a importância da saúde e da vida ativa. A interação entre jovens de diferentes cidades permite não apenas a prática esportiva, mas também o fortalecimento de laços e a troca de experiências. “Por meio do esporte e da união, estamos sempre junto à Igreja Católica, promovendo a integração desses jovens para que estejam sempre unidos e para os dois dias, preparamos futsal e vôlei para masculino e feminino”, destaca Igor.

Estrutura e Suporte

Segundo ele, a organização contou com o apoio fundamental da paróquia local, do governo municipal e da secretaria de Educação e Esporte. O prefeito Sezar Bovino e o vice-prefeito Rildo Safraider, junto à secretária e o diretor de esportes Juarez Bortoluzzi, providenciaram as estruturas necessárias, incluindo ginásios, alojamentos e locais para refeições. “Recebemos aproximadamente 250 jovens e precisávamos de uma estrutura impecável para garantir o conforto de todos”, disse ele.

Apesar do mau tempo durante o fim de semana, a equipe de organização conseguiu superar os desafios com a ajuda de colaboradores dedicados, como a Lareira e o motorista profissional Valmor Viola, que auxiliou no transporte dos jovens entre os locais de alojamento e refeições. “O sentimento hoje é de gratidão. As expectativas foram alcançadas e recebemos muitos elogios. Os jovens estavam cansados, mas com sorrisos no rosto. Conseguimos promover a interação e a alegria de todos”, finaliza.

Igor ressalta a passagem da bíblia que é o marco da Jornada de Rio Bonito e que representa a Interjornadas. “Ninguém tem amor maior do que aquele que dá a vida pelos seus amigos. Essa é a passagem que marca não só o JJ de Rio Bonito, mas a todos”, completa.

Importância

Em conversa com os coordenadores das Jornadas visitantes, todos frisaram a importância da união do movimento. Para Rafaela Marcon, de Cascavel, o evento é uma oportunidade de aumentar a fé e as amizades. “Na terceira edição, o evento cresce, revelando a bondade de Deus, fortalecendo amizades em Deus e promovendo confraternização. Estou certa de que continuará a expandir, atraindo mais participantes de diversas jornadas e movimentos”, disse.

A coordenadora de Laranjeiras, Ana Cristina Aires, disse que estar em unidade, com Jesus no coração e a proteção do Espírito Santo, fez com que esse final de semana fosse incrível. “Estamos ansiosos para a próxima”. Diretamente de Quedas, João Victor Mezzomo, a participação da Jornada pela segunda vez foi excepcional. “A união é uma das descrições da jornada. Ver a juventude unida em prol de algo que faça o bem ao próximo é demais”.