Assembleia terá maior bancada feminina em quase 170 anos

Dez candidatas foram eleitas no pleito deste domingo (2), entre os 54 eleitos; a candidata mais votada foi Márcia Huçulak (PSD), com quase 76 mil votos

A bancada feminina da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) será, a partir do ano que vem, a maior da história de quase 170 anos da casa. Dez candidatas foram eleitas no pleito deste domingo (2), entre os 54 eleitos. A atual legislatura da Alep já era a maior até então em participação feminina, com cinco deputadas ao todo. Todas as deputadas estaduais que disputaram a reeleição tiveram êxito em um novo mandato. Além disso, outras cinco candidatas também foram selecionadas pelo eleitorado paranaense para compor o Legislativo em primeiro mandato.

Candidata mais votada

A candidata mais votada no estado foi Márcia Huçulak (PSD), com 75.659 votos. Ex-secretária de saúde de Curitiba, Huçulak teve papel de destaque no combate à pandemia da Covid-19 na Capital, e agradeceu a votação por meio de suas redes sociais.

“Agradeço imensamente a todos que confiaram seu voto em mim para deputada estadual. Com a ajuda de vocês, conseguirei levar importantes pautas da saúde para a Assembleia Legislativa e, de lá, cuidar da qualidade de vida dos paranaenses. Sinto-me emocionada e com muita esperança por um Paraná melhor e mais saudável. E esta caminhada está apenas começando”, celebrou Huçulak.

Outras eleitas

As demais eleitas foram Mabel Canto (PSDB), com 70.215 votos, Maria Victória (PP), com 52.817 votos, Ana Júlia (PT), com 51.845 votos, Luciana Rafagnin (PT), com 46.823 votos, Cantora Mara Lima (Republicanos), com 46.009, Cristina Silvestri (PSDB), com 45.202 votos, Marli Paulino (Solidariedade), com 41.262 votos, Flavia Francischini (União), que recebeu 41.757 votos e Cloara Pinheiro (PSD), com 35.151 votos.

Bancada Feminina

Vale lembrar que em agosto desse ano a Assembleia Legislativa aprovou a criação da Bancada Feminina da casa. O projeto tem como objetivo ampliar a participação das mulheres no parlamento estadual e garantir a participação das deputadas mulheres na composição da mesa diretora da casa.