Gugu Bueno assume Primeira-Secretaria da Alep para o Biênio 2025-2027

“Vamos seguir com o mesmo compromisso que nos trouxe até aqui: respeito, transparência e eficiência”, disse o deputado em seu discurso de posse

Os parlamentares do Paraná elegeram o deputado Gugu Bueno (PSD) como novo primeiro-secretário da Assembleia Legislativa para o biênio 2025-2027. A nova Mesa Diretora será liderada pelo deputado Alexandre Curi (PSD) na presidência. A deputada Flávia Francischini (União Brasil) assumiu a primeira vice-presidência, enquanto o deputado Delegado Jacovós (PL) foi eleito segundo vice-presidente e Moacyr Fadel (PSD) ficou com a terceira vice-presidência.
Completam a composição da Mesa Diretora a deputada Maria Victoria (PP), como segunda-secretária; Requião Filho (PT), na terceira secretaria; Alexandre Amaro (Republicanos), que permanece como quarto-secretário; e Goura (PDT), na quinta-secretaria.

Expectativas para a gestão
Durante a posse nesta segunda-feira (3), Gugu Bueno destacou suas expectativas e compromissos à frente da Primeira-Secretaria.
“A expectativa é muito positiva. No nosso segundo mandato, é uma grande honra assumir uma carga de tamanha relevância. Vamos manter o compromisso com respeito, transparência e eficiência, sempre buscando melhores resultados para a sociedade paranaense. Nosso objetivo é garantir que os deputados tenham as condições permitidas para representar os 399 municípios do estado e levar suas demandas ao governo”, declarou Bueno.
O novo primeiro-secretário ressaltou ainda a importância da parceria com o presidente Alexandre Curi e com a Mesa Diretora para ampliar a economia de recursos e aumentar a eficiência do Poder Legislativo. “Os recursos economizados têm se transformado em projetos e obras importantes para o Paraná. Queremos fortalecer essa parceria com o Executivo, consolidando a Assembleia como referência em gestão pública transparente e eficiente”, destacou.

Compromisso com eficiência e transparência
Bueno afirmou que uma das prioridades da gestão será uma economia de despesas, sem comprometer o funcionamento da Assembleia.

“Queremos bater registros na devolução de recursos ao governo do Estado, mantendo uma Assembleia como a mais econômica do Brasil. O compromisso é consolidar uma gestão transparente e eficiente, referência na administração pública”, frisou o parlamentar.

Trajetória política e administrativa
Nascido em Cascavel, Oeste do Paraná, Aldino Jorge Bueno, conhecido como Gugu Bueno, é advogado formado pela Universidade Paranaense (Unipar) e possui MBA em Gestão Pública com ênfase em Cidades Inteligentes pela Unopar.

Em 2012, foi eleito vereador de Cascavel, onde presidiu a Câmara Municipal em duas gestões (2015-2016 e 2017-2018). Em 2019, assumiu a Superintendência de Articulação Regional da Casa Civil do Governo do Paraná, cargo que ocupou até julho de 2020, quando tomou posse como deputado estadual. Foi reeleito em 2022, mantendo a função de vice-líder do Governo na Assembleia Legislativa.

Atualmente, Gugu Bueno preside a Comissão de Obras Públicas, Transportes e Comunicação, além de integrar diversas outras comissões e frentes parlamentares, incluindo a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Comissão de Defesa dos Direitos da Juventude e a Frente Parlamentar da Reforma Tributária.

Gestão dialogada e focada em resultados
Sobre sua experiência e visão de gestão, o deputado enfatizou a importância do diálogo e da construção de consensos.

“Vejo a política como a arte de construir pontes. Divergências são naturais, mas é fundamental agir com serenidade e focar nos objetivos. Nossa trajetória política é pautada nesse princípio, e assim continuaremos na Primeira-Secretaria, ouvindo os deputados, a sociedade civil e mantendo um canal aberto com os órgãos de controle”, concluiu Gugu Bueno.