Últimos dias para baixar o e-Título antes da eleição
O eleitor tem até 1° de outubro para baixar e atualizar o aplicativo. Confira como fazer
Conforme o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) os eleitores têm até amanhã (01) de outubro para baixar e atualizar o e-Título. Ou seja, não será possível gerar a versão digital do documento depois dessa data.
De acordo com o órgão, os usuários não poderão atualizar o aplicativo até 2 de outubro (domingo), quando ocorrerá o primeiro turno das eleições. No dia seguinte (3), a emissão do documento será permitida novamente.
A emissão da versão digital do documento está disponível de forma gratuita. Importante ressaltar que ela substituiu o documento impresso com foto para aqueles que cadastraram a foto e a biometria junto ao TSE.
O TSE recomenda que os eleitores façam o quanto antes os procedimentos, para evitar os possíveis erros com o aumento da demanda, o que pode causar sobrecarga ao sistema.
Em caso de segundo turno, a regra é a mesma: só será possível tirar a via digital do título até a véspera, em 29 de outubro.
Como usar o recurso
Esse recurso pode ser baixado em celulares Android e em iPhones. Ao abrir o aplicativo, clique em “Próximo” e depois, em “Começar no e-Título”. Em seguida é preciso aceitar os termos de uso do aplicativo. Depois, siga o passo a passo:
Insira o nome, data de nascimento, CPF ou número de inscrição presente no título impresso;
Clique em “Entrar no e-Título”;
Responda às três questões para confirmar sua identidade;
Crie uma senha;
Para acessar os dados do título de eleitor estarão na aba “e-Título”.
Posso votar só com o e-Título?
O eleitor pode levar apenas o celular com o e-Título se estiver com a biometria em dia com a Justiça Eleitoral. Se a foto não aparecer no aplicativo, o eleitor não poderá ser usado para liberar o acesso à urna.
Ainda assim, o aplicativo ajuda a encontrar o local de votação rapidamente, como a versão impressa. Portanto, para o voto, o TSE exige uma apresentação de um documento com foto, o que, além do e-Título, inclui:
e-Título;
Carteira de identidade social, passaporte ou outro documento de valor legal equivalente;
Carteira de categoria profissional reconhecida por lei;
Carteira de trabalho;
Carteira nacional de habilitação;
Certificado de reservista.