Professor há 12 anos, Lidio dos Santo lançou sua pré-candidatura a majoritária. Incentivos fiscais para atrair indústrias será uma de suas bandeiras
Lídio dos Santos, professor há 12 anos, pai de dois filhos e atualmente chefe do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Laranjeiras do Sul, é dono de uma vasta trajetória na gestão pública. Por isso, ele lançou sua pré-candidatura a prefeito. Ele conta com a sua experiência para contribuir com o desenvolvimento de Laranjeiras do Sul.
Apesar de nunca ter concorrido a cargos políticos, Lídio afirma que sempre foi atuante como um apoiador em eleições estaduais e municipais. Para ele, sua participação nos bastidores lhe permitiu ter a sensibilidade política de que necessita. Motivado por pessoas próximas e pela sua família, se viu diante de um novo desafio que lhe espera. Através de estudos e muitas conversas com membros do partido Avante, amadureceu a ideia e lançou sua pré-candidatura a prefeito, acreditando que o projeto da nova e pouca conhecida sigla pode ser benéfico para a cidade.
A pouca experiência conta a favor
Conforme Lídio, o apelo de pessoas de seu meio justifica a pré-candidatura, e após consultar o partido, decidiu arriscar a buscar seu espaço no executivo. “Tenho para mim que sou uma novidade, pois não é fácil ter uma linha de trabalho profissional, e de repente se colocar diante de um meio político que atualmente é tão duvidoso”.
Carreira na área pública
Sobre as competências como chefe do NRE, Lídio argumenta que as responsabilidades são grandes e comparáveis com as de um cargo político. “Atuo há 12 anos no NRE, que abrange dez municípios da região. Trabalho com mais de dois mil funcionários, quase 20 mil alunos. E que envolve a questão financeira e infraestrutura das escolas, saúde dos alunos, a busca de recursos no meio estadual, que faz com que a gente conheça os caminhos para obtê-los. Penso que tudo pode ser aplicado tranquilamente em uma gestão municipal”, aponta.
O abandono do cargo
Quanto ao desligamento do seu cargo atual, Lídio diz que encara como um mal necessário, e anseia para que a pré-candidatura se concretize. Segundo ele, tal fato ocorrerá nos próximos dias. “Se tivermos as mudanças que estão previstas, poderá ocorrer nos próximos dias, caso não tenha a votação nesta semana, será na sexta feira”.
Propostas para a cidade
Lídio salienta a necessidade de avançar para campos que vão além da educação, e exalta o potencial da construção civil. “Vamos atuar significativamente na questão das habitações, temos um déficit habitacional em Laranjeiras do Sul, precisamos trazer mais moradias. Umas das áreas profissionais que mais temos na cidade é a construção civil. Com moradias, você atende pessoas que não têm onde morar, demandando a construção civil e aquecendo o mercado local”.
Ao se referir aos incentivos fiscais, o pré-candidato diz que o comércio também será beneficiado. “Precisamos trabalhar em outras frentes de emprego, escancarando as portas da nossa cidade com incentivos fiscais para indústrias, trazendo-as para conhecer o município e a região e assim potencializar este mercado. Laranjeiras é privilegiada com uma boa localização geográfica”, completa.