Paróquia de Porto Barreiro comemora 50 anos com a 1º ImaculadaFest

Evento contará com o clássico concurso do Cowboy Estilos e das Damas Jubilares e também a participação de damas históricas, que moldaram a história desta paróquia ao longo de cinco décadas

Porto Barreiro comemora os 50 anos da Paróquia Imaculada Conceição com diversas celebrações religiosas, concursos e festival de musicas. “O evento começa no dia 03 e finaliza no dia 10, com diversas atividades que vamos realizar proporcionando momentos de reflexão, confraternização e celebração para todos os participantes” diz Pe. Marco.

Programação

A 1ª ImaculadaFest inicia as atividades no dia 03 de dezembro com a Celebração do Jubileu de 25 anos de Vida Consagrada da Irmã Isabel Simeoni, natural de Porto Barreiro, presidida pelo Pe. Diego Atalino de Melo.

O evento contará ainda com um almoço comunitário e um Desfile Jubilar no ginásio de esportes Roberto Tessaro, reunindo Princesas do leite, Cowboy Estiloso, Damas Históricas e Damas Jubilares. O dia também reserva a final do concurso de beleza Mais do Campo.

“Os dias seguintes serão marcados por tríduos e temas específicos, enfatizando a importância do Jubileu nas diferentes esferas da comunidade. O evento culmina na sexta-feira (8), com a Solenidade da Padroeira”, afirma o padre.

A programação inclui uma Missa Solene Jubilar presidida por Dom Amilton Manoel da Silva, além de atividades especiais como a Coroação de Nossa Senhora, descerramento da placa jubilar, bênção e partilha do bolo da padroeira, lançamento da revista ‘50 anos’, e uma tarde com o Festival de Prêmios. O encerramento das comemorações jubilares acontecerá no domingo (10), com missas de gratidão, churrasco, grande leilão, e a conclusão das festividades às 19 horas.

ImaculadaFest

A novidade deste ano é a primeira edição do concurso de Música Sertaneja que de acordo com o padre Marco busca dinamizar e enriquecer a festividade. “Queremos trazer elementos culturais e de entretenimento para a comunidade local”.

O padre destaca ainda que este evento será mais do que uma simples celebração religiosa. “Esta festa será um marco para entrelaçar a espiritualidade com a riqueza da cultura local, assim como valorizar a nossa cultura sertaneja. O 1ª ImaculadaFest promete ser um marco nas tradições do município, unindo religiosidade à cultura e proporcionando momentos inesquecíveis para todos os participantes” destaca.

O festival é realizado com apoio da Rádio Campo Aberto FM e ocorrerá nos dias 07 e 08 de dezembro no salão paroquial da igreja Matriz, av. Dezessete, nº 43. Mais informações no Qr-Code ao fim da matéria.

Damas jubilares

Conforme a organizadora do evento, Leidilira Rigo, a paróquia lançou o ‘Concurso Beleza Mais do Campo’ com o objetivo de valorizar as mulheres do campo do município. “Essa celebração vai além da busca pela beleza exterior. Ao destacar a elegância, talento e história de vida das Damas Jubilares, o concurso não apenas enaltece a beleza singular de cada participante, mas também ressalta a importância de reconhecer o papel vital dessas mulheres nas últimas cinco décadas da paróquia e nas comunidades rurais do município” aponta a organizadora.

“O concurso das Damas Jubilares iniciou em 2022 quando tínhamos 12 candidatas. No decorrer do ano realizamos algumas provas. A primeira delas, em fevereiro, foi montaria no touro mecânico no Porto Santana. A prova seguinte foi a culinária, que exigiu a preparação de um prato à base de leite ou derivado de leite. A terceira, que iniciou esta semana, é um ensaio fotográfico, a ‘Prova da Foto Mais Curtida’, onde a comunidade votará em na sua dama favorita. As curtidas e reações serão contabilizadas na foto oficial, com o encerramento da votação marcado para o dia 2 de dezembro às 22 horas”, explica.

Além das provas tradicionais, o concurso ainda inclui uma competição de arrecadação de dinheiro. “Nesta última prova, a vencedora será aquela que conseguir angariar o maior valor em doações. O concurso está apenas começando, com a próxima etapa reservada para um desfile no próximo domingo (03), que destacará não apenas a elegância, mas também a desenvoltura das participantes”.

Damas históricas

Para comemorar os 50 anos da paróquia e do ano jubilar, Porto Barreiro sediou um desfile especial. As Damas Históricas são aquelas que competiram na comemoração após seu inicio em 1973. O desfile deste ano reuniu algumas das mulheres que participaram de outras edições.

Ao longo das décadas, essas mulheres não apenas competiam pela coroa, mas também desempenhavam um papel vital na arrecadação de fundos para a comunidade. “Todas as que ganharam um concurso, ou pelo menos todas aquelas que conseguimos encontrar, convidamos para o desfile, pois elas fizeram parte da história da paróquia de Porto Barreiro”, relembra a organizadora do evento, Doriane Bortoluzzi.

“Uma presença significativa no desfile foi a de Ivone Derner, a primeira Rainha de Festa da paróquia em 1973. Ficamos muito felizes com a participação histórica dela”, compartilha a organizadora.

Doriane explica que a prova da arrecadação de dinheiro sempre foi um componente do Concurso e que contribui com as finanças e ações da paróquia. “Arrecadavam dinheiro e depois elas eram as rainhas de festa. Teve também a rainha da soja, a rainha do trigo, a rainha do milho, mas enfim, era a rainha de festa”.