Aluna da Apae de Quedas conquista três ouros nas finais do Jeps

Maria Eduarda Baranoski, de 14 anos, foi destaque no salto em distância, arremesso de peso e 100 metros livres

Campo Mourão foi palco, na última semana, das finais estaduais da 70ª edição dos Jogos Escolares do Paraná (JEPS). A atleta Maria Eduarda Baranoski, de 14 anos, aluna da APAE de Quedas do Iguaçu, brilhou ao conquistar três medalhas de ouro nas competições de salto em distância, arremesso de peso e 100 metros livres.

Conquistas

Representando o Núcleo Regional de Educação (NRE) de Laranjeiras do Sul, Maria Eduarda alcançou os seguintes resultados:

  • 1° lugar no salto em distância – T/F 37 – 14/15 anos.
  • 1° lugar no arremesso de peso – T/F 37 – 14/15 anos.
  • 1° lugar nos 100 metros livres – T/F 37 – 14/15 anos.

Participação

O evento deste ano reuniu mais de sete mil atletas de 811 escolas, provenientes de 225 municípios do estado. Com fases regionais e macrorregionais, os Jogos Escolares de 2024 se consolidaram como um dos maiores JEPS do país, englobando 64,5 mil participantes. As modalidades disputadas nesta fase incluíram atletismo, badminton, basquete, futsal, futsal paradesportivo, ginástica rítmica, golfe 7, handebol, jogos eletrônicos, judô, karatê, natação, taekwondo, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia, wrestling e xadrez.

As finais ocorreram graças a uma parceria entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Esporte (SEES), a prefeitura de Campo Mourão, a Secretaria Estadual da Educação (SEED) e os Núcleos Regionais da Educação. Marcia Tomadon, coordenadora dos Jogos Escolares, destacou a importância do evento: “Temos um novo recorde de inscritos. Ficamos muito felizes pela confiança que os professores e as escolas têm no Governo do Paraná, mas também nossa responsabilidade aumenta. Vamos fazer uma festa bonita para nossos atletas em Campo Mourão. Já está tudo preparado – locais de competição prontos e muito bem organizados, tudo numa harmonia muito grande para que os Jogos Escolares sejam, como sempre, um grande sucesso”.

Dedicação e apoio

Para a professora que acompanhou e treinou Maria, Kelly Comarella, o sucesso de Maria Eduarda é resultado de uma trajetória de dedicação: “Maria Eduarda vem alcançando esses objetivos e conquistando medalhas há quase três anos. Ela é uma aluna extremamente dedicada, participa ativamente de todas as atividades, disse ela.

Além disso, Kelly ressalta que a família dela é maravilhosa, sempre apoia e se prontifica a levá-la para viagens, apesar de morarem no interior e longe da escola. “A união entre a escola e a família é fundamental para garantir o melhor para a aluna e atleta”.

Além de Maria Eduarda, outros alunos também se destacaram ao longo dos anos, algo que enche de orgulho a escola e seus professores. “Isso se deve tanto ao nosso trabalho quanto à dedicação e carinho que ela demonstra pela escola e pelos jogos. Ela adora participar e está sempre ansiosa para saber quando serão as próximas competições, dedicando-se cada vez mais”, comentou Kelly.

Apoio familiar

Maria Lúcia, mãe de Maria Eduarda, compartilhou a emoção de acompanhar as conquistas da filha: “Ela participa dos jogos escolares através da APAE, e cada competição é uma emoção enorme para nós. A Maria Eduarda é uma menina extremamente dedicada, sempre se esforça ao máximo em tudo que faz. Nós nos sentimos muito orgulhosos e agradecidos por cada medalha que ela ganha”, afirma a mãe.

Segundo Maria Lúcia, a escola que ela frequenta desde os três anos se tornou uma segunda casa para ela. “A dedicação dos professores e o apoio constante que eles oferecem são fundamentais. Não há palavras que descrevam o quanto ela gosta da escola e dos professores”.

Orgulho da comunidade

A diretora da Escola Elvira, Édina Faria, expressou seu orgulho: “Quero parabenizar a todos os nossos atletas, em especial nossa querida Maria, que conquistou três medalhas: salto em distância, arremesso de peso e 100m livre”, disse.

Édina agradece também à equipe que acompanhou os alunos e à professora Kelly Comarella, responsável pelos treinos. “Esta conquista é extremamente significativa para todas as APAEs do nosso conselho, demonstrando que o esporte é um caminho fundamental para a inclusão. Parabéns, Maria. A APAE de Quedas está cheia de orgulho”.

Para Maria Eduarda, participar dos Jogos Escolares é uma experiência única e especial: “Eu gosto muito dos Jogos porque, a cada ano, é uma nova emoção e a oportunidade de conhecer pessoas diferentes. É sempre uma experiência incrível e emocionante. Sou muito grata à Prof. Kelly e aos demais professores que sempre me acompanham, me apoiam e estão ao meu lado em todos os momentos. Agradeço muito a eles por tudo. Os Jogos são uma parte especial da minha vida”.