Câmara de Quedas recebe 1º Encontro de Mulheres na Política em noite histórica

Evento reúne ex-prefeitas Marlene Revers, Mari da Silva e Leila da Rocha como palestrantes

A Câmara de Vereadores de Quedas do Iguaçu realizou o 1º Encontro de Mulheres na Política, que contou com a presença de palestrantes como Maria de Fátima Barth Antão Castro, presidente da União das Câmaras, vereadores e destores públicos do Paraná (Uvepar), e Priscila Schran de Lima, ex-secretária de Políticas para as Mulheres da prefeitura de Guarapuava.

Também participaram de um painel de debates as ex-prefeitas Marlene Revers (Quedas do Iguaçu), Mari da Silva (Goioxim) e Leila da Rocha (São Jorge do Oeste).

O presidente da Câmara, Rodolfo Revers, ao lado da esposa, Daniela Macagnan Revers, recepcionou cerca de 100 mulheres, entre elas ex-candidatas a vereadoras, advogadas, empresárias e profissionais de diversas áreas. “Para nós, é um sonho que se torna realidade promover um evento com tantas convidadas ilustres, que vieram contar um pouco das suas experiências vividas na política. Elas compartilharam trajetórias de sucesso, que muitas vezes começaram como líderes de bairro, professoras ou em alguma função no setor público”, afirmou Revers.

Participação

Ele destacou que o objetivo do encontro foi fortalecer a presença feminina na política e incentivar a participação efetiva nas eleições. “Temos em nossa sociedade, mulheres que atuam ativamente em diversas áreas e que têm todas as condições de serem candidatas de fato, e não apenas para cumprir a cota eleitoral. Com isso, estamos promovendo a democracia e a cidadania”, disse.

O evento foi transmitido ao vivo pelas redes sociais e registrou picos de audiência. Portais de notícias da região também retransmitiram o encontro.

Espaço da mulher quedense
A vice-presidente da Câmara, Carlise Priscila Kazmierczak, assumiu oficialmente o Departamento da Procuradoria da Mulher. Falando aos convidados ela disse estar preparada para este novo desafio, de apoio as mulheres, em atenção para aquelas que sofrem com a violência ou são discriminadas.
“Estamos escrevendo um capítulo histórico para nossa cidade e para esta Casa de Leis. Com grande alegria inauguramos essa sala, que vai ser um ponto de referência, dando mais visibilidade e voz as mulheres. Está ação mostra que nós parlamentares nos importamos e vamos lutar por essa equidade de gêneros. Desenvolvendo e fortalecendo as políticas públicas, trabalhando para que nós mulheres não sejamos mais caladas, que nossas vozes sejam ouvidas e respeitadas”, enfatizou Priscila.
Prestigiaram o encontro a 1ª Dama e secretária municipal de Saúde, Manu Tensini Moura, a presidente da Câmara de Vereadores de Espigão Alto, Simone Goz Dorio, secretários municipais, vereadores Regui dos Santos e Sandra Harca.