Saiba o que é fato ou fake sobre as chuvas e alagamentos
Informações sobre o nível do rio Cavernoso circulam pela internet, assim como notícias sobre a usina da Engie estar acima do normal são falsas
A região da Cantuquiriguaçu enfrenta sérios desafios devido a deslizamentos e alagamentos ocasionados pelas intensas chuvas recentes. Apesar da preocupação, algumas informações compartilhadas não são verdadeiras, como a de que a Defesa Civil está retirando moradores próximos ao Rio Iguaçu e que as comportas e turbinas seriam abertas em sua totalidade.
Notícias falsas
Na manhã de hoje (28), vários grupos e centros de informação emitiram um alerta dizendo que o nível do Rio Iguaçu era preocupante e que os ribeirinhos estavam sendo resgatados, mas é fake. Conforme um dos diretores, a Usina de Salto Santiago está 15% aberta e durante o dia, abrirá mais.
Além disso, fotos do alagamento sob a ponte do Rio Cavernoso de 2014 estão circulando como se fossem atual. O nível da água está alto, mas longe de chegar a ponte como no outro ano.
Região
Em Laranjeiras do Sul, os Lagos Um e Dois transbordaram e as vias próximas estão interditadas.
No município de Porto Barreiro, estradas importantes foram interditadas, e diversas casas na sede da cidade foram afetadas pelas inundações, gerando preocupação para os moradores.
Na BR 158 entre Rio Bonito do Iguaçu e Saudade do Iguaçu, um deslizamento de terra interditou a rodovia. Neste momento a pista está totalmente interditada.
Na BR 158, km 404, saída de Laranjeiras do Sul para Marquinho, também aconteceu um deslizamento de terra e a pista está parcialmente interditada.
Entre Cantagalo e Virmond no KM 425, também foi registrado um excesso de água sobre a pista e o DER está no local sinalizando. O trecho está liberado.
Na BR 277 próximo à ponte do Rio das Cobras em Nova Laranjeiras, um desmoronamento de terra interditou a terceira faixa da rodovia sentido Cascavel.
Entre o Km 400 na região do Três Pinheiros e Guaraniaçu, os condutores poderão encontrar pontos com acúmulo de água sobre a via, bem como, bloqueios parciais em razão de lamas e galhos de árvores. Não existem bloqueios totais, mas bloqueios parciais, com trânsito em meia pista. A PRF orienta os condutores a redobrarem a atenção, especialmente nos Km 416, 432, 436 e 459.
Com mais informações postaremos atualizações