82% das escovas de dentes vendidas são inadequadas, diz estudo

Cuidados com a higiene bucal devem incluir a utilização de escova de dentes de tamanho adequado e com cerdas macias para limpar os dentes e a borda da gengiva próxima aos dentes, bem como a língua

Um estudo realizado pelo curso de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP), revelou que a maioria das escovas de dentes disponíveis no mercado não são as ideais para uma escovação segura. De acordo com a pesquisa, mais da metade das escovas vendidas possuem cerdas que não atendem às normas vigentes. A cirurgiã-dentista e autora do estudo, Sônia Regina Cardim de Cerqueira Pestana, afirma que as cerdas dessas escovas dentais são afiadas, representando um risco à saúde dos usuários, em vez de serem arredondadas, como seria recomendado.

O estudo avaliou 345 modelos de escovas adquiridas em diferentes estabelecimentos de 26 municípios na região paulista. Deste total, 82% foram consideradas inadequadas para uso, segundo os dados da pesquisa.

Escovas de dente

O uso inadequado de escovas de dentes pode causar danos à saúde bucal, alertam especialistas. Além de provocar microferimentos na gengiva, as escovas podem causar desgastes no esmalte dos dentes, o que representa um risco à saúde e violação das normas regulamentadoras. A fim de cumprir adequadamente a sua função, a escova de dente deve ter um cabo reto e achatado e uma cabeça compatível com a faixa etária de quem a utilizará, de acordo com a especialista.

O pesquisador Charles Bass, pioneiro no estudo de escovas de dente, analisou em 1948 que o número ideal de cerdas deveria ser de 1.440, divididas em 18 tufos, com 80 cerdas cada. Mas, no estudo recente, foi constatado que a maioria dos cabos não atende a esses requisitos e que a quantidade de tufos e cerdas varia significativamente, de 500 a 7.500 cerdas e de 13 a 65 tufos por escova.

Cuidados

Cuidados com a higiene bucal devem incluir a utilização de escova de dentes de tamanho adequado e com cerdas macias para limpar os dentes e a borda da gengiva próxima aos dentes, bem como a língua.

Em bebês que estão nascendo os primeiros dentes, a limpeza pode ser feita com uma gaze úmida e, em seguida, se deve iniciar a escovação com pasta de dente contendo flúor. Esses cuidados são importantes para manter uma boa saúde bucal e prevenir problemas como cáries e doenças periodontais.