Cinomose pode causar lesões cerebrais e até levar a morte
Médica veterinária Silvia Alves discorre sobre causas, sintomas e tratamentos
A cinomose é uma doença infecciosa altamente contagiosa que afeta principalmente os cães. Ela é causada por um vírus chamado Canine Distemper Virus (CDV) e pode gerar uma variedade de sinais clínicos, desde problemas respiratórios leves até complicações graves, como lesões cerebrais e morte.
Transmissão
Segundo a médica veterinária Silvia Leticia Alves, a cinomose é transmitida por meio de contato direto com secreções respiratórias de um animal infectado. “É preciso cuidar com tosse, espirro, ou contato com objetos contaminados, como brinquedos ou utensílios de alimentação”, disse Silvia. Os cães jovens são os mais suscetíveis à infecção, mas cães de qualquer idade podem contrair a doença.
Sintomas e tratamento
De acordo com a especialista, os sinais e sintomas da cinomose variam amplamente e podem incluir febre, corrimento nasal, tosse, conjuntivite, perda de apetite, letargia e vômitos. Em casos graves, a doença pode causar lesões cerebrais, que podem levar a problemas neurológicos, como convulsões e paralisia.
O diagnóstico de cinomose é baseado no histórico clínico, exame físico e resultados de testes laboratoriais, como a detecção de anticorpos contra o vírus CDV. Segundo Silvia, normalmente o diagnóstico é realizado com um teste rápido, mas devido aos sintomas é de rápida identificação.
“O tratamento da cinomose é sintomático e pode incluir medidas como controle da febre, suporte respiratório e combate à desidratação,” afirma a veterinária.
O tratamento com antivirais, como a cidofovir, está sendo estudado como uma opção potencial, mas ainda não está disponível para uso clínico.