São diversas fases das mulheres durante o mês. Cada ciclo menstrual dura de 28 a 35 dias, e cada uma é conhecida por um nome
É só chegar o período da menstruação que a maioria das mulheres entra em pânico. Mas será que é tão ruim mesmo menstruar? As mulheres passam por diversas fases durante o mês (cada ciclo menstrual dura de 28 a 35 dias), inclusive cada fase é conhecida por um nome. A fisioterapeuta pélvica e ortopédica Carolina Orsi, explica um pouco sobre cada fase.
Proliferativa
Segundo Carolina, a fase proliferativa dura aproximadamente nove dias e se inicia após o cessar da menstruação.
“Essa é a fase onde tem o aumento do hormônio estrogênio e a mulher apresenta mais disposição, mais libido, bom humor, vontade de trabalhar, de praticar atividade física, de se alimentar bem, de fazer coisas que dão mais prazer”, explica Carolina.
Período fértil
Logo após tem a fase ovulatória mais conhecida como o período fértil, onde a mulher tem mais chance de engravidar.
“Cerca de 14 dias após o início da menstruação é considerado o dia da ovulação, porém é importante contar três dias antes e três dias após a ovulação como período fértil”, explica.
Lútea
Após o período fértil vem a fase lútea que antecede a menstruação.
“O aumento do hormônio progesterona nessa fase faz com que ela seja conhecida pela TPM, onde as mulheres podem apresentar mais sensibilidade, irritabilidade, dor de cabeça, aparecimento de acne e fome aumentada. Ela é a fase pré menstrual e dura aproximadamente 13 dias”, afirma a fisioterapeuta.
menstrual
A fase da menstruação dura de dois a sete dias e nesse momento 300 milhões de mulheres estão menstruando no mundo todo!
“A mulher passa por 450 ciclos menstruais durante toda a vida, cerca de 37 anos da vida menstruando, cerca de 22 litros de sangue durante toda a vida, mas por ciclo a mulher menstrua de 30 a 80 ml de sangue! Ou seja, não é tanto como pensamos quando olhamos para o absorvente”, explica Carolina.
Segundo Carolina, a maioria das mulheres acabam não gostando de menstruar, pois associam o sangue a algo ruim, com mau cheiro, mas o mau cheiro só é causado pelo contato do sangue com o material do absorvente externo.
“O absorvente interno pode ser uma alternativa, mas além de absorver o sangue, ele acaba absorvendo todo o muco e lubrificação do canal vaginal”, afirma.
Coletor
Carolina afirma que uma das alternativas que vem crescendo em oposição ao absorvente externo tradicional é o coletor menstrual.
O coletor é feito de silicone, reutilizável, coleta o sangue sem tirar a lubrificação natural do canal vaginal e dura cerca de dez anos, sendo também uma opção mais ecológica.
“É só fervê-lo antes de usar e ao final do ciclo, sendo que pode ser utilizado direto por até 12 horas. Com no máximo três ciclos você já aprende a colocar e tirar o coletor com facilidade e escolher a melhor dobra para você (existem diversos vídeos no youtube explicando cada dobra para testar). O maior medo das mulheres é que o coletor não dê conta do volume de sangue e acabe transbordando”, explica.
Capacidade média dos absorventes:
Absorvente externo normal: 5ml
Absorvente externo noturno: 10 a 15ml
Absorvente interno mini: 3ml
Absorvente interno super: 12ml
Coletor leve: 25ml
Coletor normal: 29ml
Coletor intenso: 34ml
“Fica a dica para vocês mulheres experimentarem, e entenderem o nosso corpo e os nossos ciclos, que é de fundamental importância para realizarmos nossas atividades de vida diária com mais leveza e discernimento”, finaliza.