Nova Laranjeiras: CRAS promove educação sobre o corpo e entrega kits de higiene íntima para meninas indígenas
A iniciativa beneficiou cerca de 250 garotas entre 11 e 18 anos
A secretaria de Assistência Social de Nova Laranjeiras, em parceria com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e a administração municipal, finalizou nesta semana a ação ‘Dignidade Menstrual’, dentro do projeto ‘Informação Social na Escola’. A iniciativa, que teve como objetivo levar conhecimento sobre higiene do corpo, higiene íntima, uso e descarte de absorventes e prevenção de contaminações, beneficiou cerca de 250 meninas indígenas entre 11 e 18 anos.
Ações nas escolas indígenas
As atividades foram realizadas nas escolas indígenas das aldeias Campo do Dia, Lebre, Sede, Taquara e Trevo. Durante as palestras, ministradas pela psicóloga do CRAS e secretária de Assistência Social, Thalita Onetta Muller e pela assistente social Cleidiane Mioranza, as estudantes puderam esclarecer dúvidas, debater sobre a importância da saúde íntima e receber informações sobre seus direitos menstruais. “Ao final das palestras, todas as meninas receberam um kit de higiene íntima contendo 1 pacote de absorvente diurno, 1 pacote de absorvente noturno e 1 sabonete íntimo líquido”, destaca Thalita.
Combate à pobreza menstrual
Thalita ressalta que a iniciativa ‘Dignidade Menstrual’ se destaca por sua importância na promoção da saúde e do bem-estar das meninas indígenas. “A menstruação é um processo natural da vida das mulheres, mas muitas vezes é cercada por tabus e dificuldades de acesso à higiene adequada. A falta de produtos menstruais, conhecida como pobreza menstrual, pode levar à exclusão social, à evasão escolar e até mesmo à doenças”, explica.
Para a secretária, ao garantir o acesso a produtos de higiene íntima e promover a educação sobre o tema, o projeto “Informação Social na Escola” contribui para combater a pobreza menstrual e garantir os direitos básicos das meninas indígenas. “Acreditamos que essa iniciativa é fundamental para promover a saúde integral das meninas e garantir que elas tenham condições de participar plenamente da sociedade”, finaliza Thalita.
Recursos
Os kits de higiene íntima foram adquiridos através de recursos do Fundo da Infância e Adolescência (FIA) no programa ‘Promoção de Direitos da Criança e do Adolescente por meio de acesso a produtos de Higiene Íntima’.
Ampliação do projeto
A secretaria de Assistência Social de Nova Laranjeiras pretende ampliar o projeto ‘Dignidade Menstrual’ para atender ainda mais meninas indígenas do município. “Nosso objetivo é garantir que todas as meninas tenham acesso à informação e aos produtos necessários para uma menstruação saudável e digna”, afirma a secretária.