Dia D da vacinação contra a poliomielite será neste sábado em todo o estado
O alvo são as crianças de seis meses a cinco anos de idade. Mais de 1,6 mil salas de vacinação estarão abertas, com a participação de mais de 9 mil profissionais de saúde
Neste sábado, dia (08), o Governo do Estado do Paraná, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), promoverá o Dia D da vacinação contra a poliomielite, em todos os 399 municípios do estado. Mais de 1,6 mil salas de vacinação estarão abertas, com a participação de mais de 9 mil profissionais de saúde.
Essa mobilização é parte da campanha nacional para ampliar a cobertura vacinal do público-alvo: crianças de seis meses a cinco anos de idade. No Paraná, a estimativa é que 717.915 crianças recebam a vacinação, com uma meta de atingir 95% de cobertura.
Doença
A poliomielite, também conhecida como pólio ou paralisia infantil, é uma doença grave caracterizada por paralisia flácida causada pelo poliovírus selvagem (PVS) tipo 1, 2 ou 3, que geralmente afeta os membros inferiores de forma assimétrica e irreversível. O último registro da doença no estado foi em 1986, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba.
Além da ênfase na vacinação contra a poliomielite, estarão disponíveis as vacinas das campanhas vigentes (influenza e Covid-19, já atualizada), e imunizantes de rotina para a população em geral, como tríplice viral, febre amarela, hepatite e pentavalente. A expectativa é aplicar cerca de 300 mil doses ao longo do dia, possibilitando a atualização do calendário de imunização dos paranaenses.
“Vacinação é a grande aliada da prevenção. Estamos entusiasmados em realizar um movimento robusto em prol da saúde, especialmente das crianças. A poliomielite é uma doença considerada eliminada no país, e é nosso dever garantir que esse quadro não se altere”, enfatizou o secretário estadual da Saúde, Cesar Neves.
Cobertura
Para a poliomielite, crianças menores de 1 ano de idade deverão ser vacinadas conforme a situação vacinal encontrada para o esquema primário, que inclui três doses da vacina inativada poliomielite (VIP), enquanto crianças de 1 a 4 anos receberão a vacina oral poliomielite (VOP), desde que já tenham completado o esquema primário. Segundo levantamento da Sesa, o Paraná possui atualmente uma cobertura de 88,83% da VIP e 79,87% da VOP.
Para a população em geral, as vacinas disponíveis são: Hepatite B, Pentavalente, Vacina Inativada Poliomielite (VIP), Vacina Oral de Poliomielite (VOP), Pneumocócica 10 Valente, Meningocócica C, Meningocócica ACWY, Tríplice Viral (SCR), Varicela, Hepatite A, Febre Amarela, Rota Vírus, HPV, DTP, Covid-19 e Influenza.