Dia Mundial da Água: como esse recurso e a falta dele impacta na vida do ser humano

O planeta possui 70% de água, mas apenas 0,77% é própria para o consumo, e esse número tende a cair mais nos próximos anos

Hoje (22), é comemorado o Dia Mundial da Água, data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da água e a preservação dos recursos hídricos. A água é essencial para a sobrevivência humana e desempenha um papel fundamental em diversas atividades, desde a produção de alimentos até a geração de energia elétrica. Além disso, a água é fundamental para a nossa saúde, pois ela é responsável por diversas funções do organismo, como a regulação da temperatura corporal, o transporte de nutrientes e resíduos. Apesar de sua importância, a água potável ainda é um recurso escasso em muitas partes do mundo, o que torna ainda mais urgente a necessidade de preservação e uso consciente.

Água no planeta

Embora, 70% do planeta Terra seja coberto por água, apenas 0,77% desse recurso está disponível para o consumo humano. Essa quantidade limitada de água não está distribuída igualmente em todo o mundo, o que resulta em conflitos por água em muitas regiões. Além disso, a qualidade da água também é um problema grave, devido à combustão causada pelas atividades humanas.

De acordo com a ONU, uma em cada três pessoas no mundo não tem acesso à água potável e três bilhões de pessoas não têm instalações básicas para lavar as mãos e essa falta de acesso à água potável e saneamento básico pode levar a várias doenças. A assembleia geral da ONU declarou, em 2010, que a água limpa e o saneamento básico são direitos humanos.

Mesmo que essas questões sejam protegidas por lei, muitas pessoas ainda não têm acesso a esse recurso essencial.

Poluição

As alterações na qualidade da água é resultado da poluição. Diversos fatores contribuem para a degradação do meio ambiente, como urbanização, construção de rodovias, indústrias, represamento, desmatamento, expansão da agricultura e pecuária.

Esses fatores afetam recursos naturais renováveis e não renováveis, causando desequilíbrios no solo, na água e no ar.

A ONU também revelou que, 25% da população mundial não tem acesso à água potável, e aproximadamente 58% dos municípios brasileiros não têm acesso à água tratada, apesar de o país deter 12% da água doce do planeta.

Além disso, cerca de 20 países, representando 40% da população mundial, enfrentam escassez de água, o que gera graves problemas sociais e de saúde pública.