Dicas para melhorar o funcionamento do rim
Alguns alimentos podem auxiliar no bom funcionamento do rim
A principal função do rim é filtrar o sangue, por isso devemos cuidar da alimentação para mantermos o funcionamento desses órgãos, muitos alimentos podem parecer inofensivos mas causam grandes prejuízo para a saúde. O nutrólogo Sandro Ferraz, aponta alguns alimentos que podem prevenir doenças nesse órgão.
Alho
Previne lesões que causam insuficiências, tem propriedades diuréticas.
Maçã
Auxilia prevenção da disfunção renal e melhora o funcionamento do rim de pacientes adoecidos.
Melancia
Por possuir grande quantidade de água, melhora a saúde renal, possui propriedades aliviantes, que limpam os rins e previnem infecções.
Gengibre
O gengibre é termogênico (produz o calor do corpo), possui propriedade anti-inflamatória e antioxidante, ajuda na preparação de tecidos renais, prevenção de inflamações ao redor dos rins e a formação de calculo renal.
Limão
Previne a formação de pedras no rim e dissolve os minerais do órgão.
Cebola
Possui grande quantidade de água e minerais, rico em antioxidantes que também ajuda o coração. Suas propriedades regulam o metabolismo e elimina toxinas que não é necessária para o corpo.
Aspargo
É estimulante para os rins e elimina naturalmente resíduos.
Alimentos prejudiciais para a saúde
Sal em excesso: O grande consumo de sal, faz com que os rins tenham que reter mais água para eliminá-lo, que pode causar aumento da pressão arterial que pode ocasionar danos aos rins.
Refrigerante: podem influenciar no surgimento de pedras nos rins, especialmente quando são muito consumidos.
Lácteos: Oconsumo excessivo de leite e produtos lácteos pode aumentar o resíduo de cálcio pela urina. Isto pode gerar o desenvolvimento de pedras nos rins, mas somente em casos em que já há uma predisposição para esse problema.
Cafeína: Oconsumo em excesso de cafeína aumenta o risco de formação de pedras nos rins.