Dicas para prevenir a diabetes

A diabetes não tem cura, mas pode ser tratada por meio de injeções de insulina de uso continuo

A diabetes é uma síndrome metabólica de origem nos órgãos, que decorre pela falta de insulina ou da incapacidade de produzi-la, o que aumenta as taxas de açúcar no sangue, de forma permanente. Existem dois tipos da doença, são elas: tipo 1, surge quando o pâncreas não produz insulina suficiente; tipo 2, quando o corpo não consegue utilizá-la adequadamente.

A doença não tem cura e a melhor opção é evitar que ela se desenvolva.

Dicas para prevenir diabetes

Reduzir o açúcar

O consumo de alimentos com grande quantidade de açúcar como refrigerantes, doces e bolachas aumentam a taxa de glicose no sangue, e demandam uma maior quantidade de insulina, o que pode sobrecarregar o pâncreas.

Incluir sementes na alimentação

Amêndoa, amendoim, avelã, castanha-do-pará, chia e linhaça, fazem parte do grupo das oleaginosas, que são alimentos ricos em gorduras boas que ajudam a equilibrar os níveis de colesterol e triglicerídeos, que estão relacionados à diabete.

Aumentar o consumo de fibras

As fibras são componentes que não digerem, e tem um papel importante na prevenção da doença, além de ser essencial para o funcionamento do intestino. Legumes, frutas e cereais integrais, são alimentos que são ricos nessa proteína.

Atividades físicas

Sedentarismo é um fator decisivo para o risco de diabetes, pois com o excesso de peso e o acúmulo de gordura, os órgão se sobrecarregam, o que pode também dificultar a produção de insulina. Uma rotina de atividades físicas ajuda na desintoxicação dos órgãos.