Enfrentamento e conscientização sobre doenças pulmonares acontecerá na próxima semana
Data instituída no calendário oficial de eventos do Estado é projeto da deputada estadual Cristina Silvestri (PSDB) e se tornou lei no último mês de maio
A programação da ‘Semana de Enfrentamento e Conscientização à Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), Asma e Tabagismo’, nos primeiros dias do mês de agosto, terá iluminações temáticas, palestra e mutirão de espirometria em várias cidades do Paraná. O projeto de instituir a data no calendário oficial de eventos do estado é de autoria da deputada estadual Cristina Silvestri (PSDB) e se tornou lei (21.943/2024) no último mês de maio.
“O Paraná é o quarto estado que mais afasta trabalhadores por DPOC no Brasil e os fumantes são os mais atingidos. Já a asma afeta cerca de 450 mil paranaenses e causa mortes prematuras. Temos que chamar a atenção e informar a população sobre medidas de prevenção, tratamento e combate contra essas doenças”, diz Cristina Silvestri. O projeto recebeu a coautoria da deputada Márcia Huçulak (PSD) e do deputado Tercílio Turini (MDB).
Programação
A programação da Semana de Enfrentamento e Conscientização à DPOC, Asma e Tabagismo será aberta com um pronunciamento da vice-presidente da Associação Paranaense de Pneumologia e Tisiologia (APPT), Lêda Maria Rabelo, na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). Ela participará do Grande Expediente da sessão plenária no próximo dia (05), às 14h30.
Entre os dias (06 e 09) de agosto, estão programados mutirões de espirometria, exame que avalia a função pulmonar. O procedimento será oferecido gratuitamente em Curitiba (dia 6, no Centro Curitibano de Atenção Especializada), Londrina (dia 7, no Hospital Universitário da UEL) e Guarapuava (dia 9, no calçadão da Rua XV de Novembro).
Durante toda a semana, prédios públicos de vários municípios paranaenses serão iluminados de azul, cor símbolo da campanha de conscientização sobre as doenças pulmonares.
Cenário
O Paraná tem 1.454 trabalhadores afastados por DPOC e mais de 90% deles recebem benefícios permanentes, como aposentadoria por invalidez e amparos sociais. No último ano, foram registradas no Brasil 54.550 internações pela doença e 3.350 mortes, uma taxa de mortalidade superior a 6,14%. Estima-se que no Brasil cerca de 12% da população adulta tenha DPOC. Já a asma afeta cerca de 340 milhões de pessoas no mundo, 20 milhões de brasileiros e 453 mil de paranaenses.