Fim de semana foi de comemoração e cidadania em Espigão Alto do Iguaçu
Jantar para funcionários da educação, 3º Encontro Evangélico e Outubro Rosa movimentaram a cidade, trazendo informação e atendimento especializado à população
No último dia 21, a secretaria de Educação de Espigão Alto do Iguaçu homenageou docentes e colaboradores da rede de ensino com um jantar em comemoração ao Dia dos Professores (15 de outubro).
A secretária da pasta Susi Maciel Velho, discorreu sobre o seu trabalho, afirmando ter consciência de que não conseguiu atender todas as demandas que lhe foram trazidas, mas que está na defesa dos servidores do setor em reuniões com o prefeito Agenor Bertoncelo, administrativo e jurídico.
Ela reforça seu compromisso com os profissionais da categoria em busca de melhorias do ambiente escolar, merenda e salário. “Mesmo com toda a experiência vivida em mais de 30 anos atuando no setor, confesso que a cada dia tem sido um novo aprendizado no convívio com os profissionais”, relata Susi.
Convivência
No sábado (22) a população recebeu atendimento especializado no 3º Encontro Evangélico, envolvendo as igrejas Assembleia de Deus, 1º Evangelho Quadrangular e Caminho da Vida.
O evento comemorou o Dia do Evangélico, promovendo uma ação de cidadania realizada em parceria com a secretaria de Assistência Social. Na ocasião, houve corte de cabelo gratuito, orientações jurídicas, exames periódicos de saúde, entre outros serviços comunitários.
A programação também contou com ação da campanha Outubro Rosa durante a tarde com palestras, relatos de mulheres que venceram o câncer, que estão em tratamento e troca de experiências.
Otilia Neja Kominkiewicz, Mayara Albuquerque e Silvana Cantoni falaram sobre a superação da doença. Jocelia Siqueira e a influenciadora digital e empreendedora, Suelen Kulik, que estão em tratamento, dividiram suas realidades.
Prevenção
A pastora da Igreja Quandrangular, Claudineia Senna, corrobora a ideia de que o corpo dá sinais do câncer e quando isso acontece é necessário buscar ajuda médica.
Claudineia destaca que as mulheres, como templo do Espíritos Santo, devem cuidar de si mesmas. “Essas mulheres vitoriosas que venceram a doença nos mostram um poder sobrenatural para buscar a cura. Mas muitas não conseguiram isso e poderiam ter tido outro destino se tivessem buscado tratamento médico no tempo adequado ou se prevenido melhor”, enfatiza Claudineia.