Hiponatremia: conheça esse problema causado pelo excesso de água no corpo

hiponatremia pode levar a sintomas neurológicos, como confusão mental, propensão a quedas, convulsões, déficit de coordenação e alteração de comportamento

A hiponatremia é uma condição metabólica caracterizada pela diminuição dos níveis de sódio no sangue em relação à quantidade de água presente no organismo. Isso ocorre devido a um desequilíbrio no sistema que regula a absorção e excreção de água e sódio em nosso corpo e pode estar relacionado ao envelhecimento, além de doenças como tumores, insuficiência cardíaca, hepática e renal, bem como alguns medicamentos.

A hiponatremia pode levar a sintomas neurológicos, como confusão mental, propensão a quedas, convulsões, déficit de coordenação e alteração de comportamento.

Segundo a geriatra do hospital Albert Einstein, Dra Maysa Seabra Cendoroglo, uma pessoa saudável apresenta níveis estáveis de sódio no sangue entre 135 a 145 mEq/L e valores abaixo desse limite podem indicar hiponatremia, que pode ser diagnosticada por meio de exames de sangue. Quando a queda dos níveis de sódio é repentina e acentuada, os sintomas podem ser mais intensos e afetar principalmente o sistema nervoso, devido às condições adversas que o acúmulo de água no cérebro pode causar.

Tratamentos

Hiponatremias graves podem levar pacientes a um estado de coma. Essas situações geralmente estão relacionadas a outras doenças e servem como marcadores de gravidade para insuficiência cardíaca e hepática. Por outro lado, hiponatremias mais leves são frequentemente assintomáticas e estão ligadas a problemas metabólicos isolados, podendo ser apenas monitoradas.

Quando está associada ao uso de medicamentos, é necessário usar drogas auxiliares para evitar o desenvolvimento dessa alteração metabólica ou interromper o uso da substância que causa a disfunção.