Municípios da Cantu realizam ações do Outubro Rosa

Em Virmond, o evento de prevenção contou com a presença de parlamentares apoiadores do município, além caminhada até à UBS e várias atividades, como palestras, sorteio de brindes e café

Durante este mês é celebrado no mundo todo a campanha do ‘Outubro Rosa’. A iniciativa foi instituída no início da década de 1990, quando o símbolo da prevenção ao câncer de mama — o laço cor-de-rosa — foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York (EUA) e, desde então, promovida anualmente.

O programa é uma celebração anual que visa conscientizar a população sobre o câncer de mama, melhorar o acesso aos serviços de diagnóstico e tratamento, e diminuir a taxa de mortalidade relacionada à doença.

O câncer de mama é uma das principais causas de morte em mulheres, e estima-se que haverá quase 74 mil novos casos no Brasil até 2025. O foco é incentivar as mulheres a realizar mamografias regularmente, em vez de depender exclusivamente do autoexame.

Algumas cidades da região já realizaram eventos, e outras contam com uma extensa programação para celebrar o mês especial. Confira:

Candói

Em Candói também ocorrerão exames preventivos, mamografias e outros procedimentos. “A saúde das mulheres é um assunto de extrema importância, não apenas em outubro, mas o tempo todo. A campanha visa chamar a atenção das mulheres para a importância do autocuidado e da necessidade de procurar ajuda em caso de dúvidas, além de enfatizar a importância de realizar exames de rotina anuais”, a secretária de Saúde Danielli Smuzek.

Danielli fala sobre a edição deste ano da campanha no município. “O nosso Outubro Rosa, assim como o do ano passado, foi um sucesso, atraindo mais de 500 mulheres para participar. Temos certeza de que essas ações ajudarão a motivar ainda mais mulheres a realizar os procedimentos necessários”, finaliza a secretária de Saúde.

Cantagalo

O secretário de Saúde de Cantagalo, Isaac Abreu, ressalta a importância da continuidade da campanha não apenas em outubro. “O foco no atendimento às mulheres é contínuo. De segunda a sexta-feira, em todas as unidades de saúde, oferecemos exames de detecção do câncer de mama, e papanicolau para o câncer de colo do útero, entre outras doenças. No sábado o atendimento ocorrerá no antigo Hospital Unidade de Saúde Alexandre Lenieski”, diz Isaac.

O mesmo enfatiza a importância dos cuidados preventivos. “É extremamente necessário conscientizar a população sobre os serviços fornecidos. Quanto antes as doenças forem diagnosticadas, melhor será para elas. Agradeço a toda a equipe da Saúde, e demais envolvidos em nossos projetos, assim como nosso prefeito João Konjunski”, finaliza Isaac.

Espigão Alto

Conforme o secretário de Saúde de Espigão, Jocemar Mendes de Jesus, já é uma tradição no município a campanha. “Espigão Alto de Iguaçu está engajado na campanha do Outubro Rosa, concentrando esforços na saúde da mulher. Isso se tornou uma tradição na cidade, com o compromisso de apoiar a causa. Este ano, teremos no dia 20 uma ‘palestra-show’, realizada por uma equipe externa no Centro da Juventude, a partir das 13h30. Chamamos todas as mulheres da cidade para participar”, convida o secretário.

“Intensificamos as ações nas unidades básicas de saúde voltadas para o atendimento das mulheres durante este mês. As moradoras podem contar com agendamento de mamografias e exames preventivos, entre outros. Toda a estrutura da secretaria está disponível, incluindo psicólogas, atendimento médico, nutricional e enfermagem”, conclui o secretário Jocemar Mendes de Jesus.

Marquinho

De acordo com a secretaria de Saúde de Marquinho, Mariclea Telles de Vargas, o município realiza durante todo o ano os agendamentos e a coleta de exames preventivos de colo de útero e mamografias. “Durante este mês intensificamos estas ações, com o aumento das coletas na Unidade Sede e a descentralização das coletas de exames nas unidades de saúde de apoio rural. As mulheres podem procurar a unidade de saúde ou os agentes de saúde para os agendamentos”, afirma a secretária.

Mariclea explica que no dia 30 de outubro, ocorrerá o ‘Dia Rosa’. “O evento acontecerá no Centro de Convivência do Idoso, com início às 13h30. Neste dia teremos uma roda de conversa e café, assim como a orientação de diversos profissionais da saúde, como médicos, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos, entre outros, além de orientações voltadas a autoestima das mulheres”.

Para finaliza haverão depoimentos de superação, plantão de solicitação e agendamento de exames e bingo com sorteio de brindes para as participantes.

Virmond

Conforme a secretaria de Assistência Social e Saúde de Virmond, Marliza Granoski, a campanha de Outubro Rosa do município ocorreu no dia 6 de outubro e contou com diversas atividades. “Realizamos uma caminhada da unidade básica de saúde até o Clube da Terceira Idade, onde ocorreram palestras com profissionais de saúde, incluindo a enfermeira Ellen Cristina Bordelack e a doutora Charllene Dias”.

De acordo com a secretária o destaque foi o Projeto Frida. “Fizemos um sorteio para que uma das participantes que tiveram câncer de mama, passasse pelo procedimento de micropigmentação, de aureola. Este é um procedimento feito em ex pacientes que tiveram uma das aureolas removida por causa do câncer de mama. Com essa técnica há a introdução de pigmento sob a 2° camada da pele, para um realce de cor como para reconstrução total de aréola”, finaliza Marliza.

“Houve também sorteio de brindes, bingo e um café da tarde para os presentes. O evento teve a participação especial da secretária de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, que compartilhou palavras inspiradoras e reforçou a importância da luta contra o câncer de mama. A presença do deputado federal Rodrigo Estacho e do deputado estadual Artagão Júnior também destacou o comprometimento das autoridades com a causa”, enfatiza Marliza.