O problema da insônia: conheça os fatores que a provocam
Distúrbio pode estar associado a transtornos emocionais
A insônia é caracterizada pela dificuldade de dormir ou conseguir manter um sono contínuo sem ser interrompido durante a noite. Cerca de 30% a 50% dos brasileiros sofrem com isso, que pode se manifestar por diversas razões, como estresse, ansiedade, depressão, dor crônica e uso de certos medicamentos. Muitas pessoas se queixam de sofrer com o distúrbio, mas desconhecem os motivos que levam a ele.
Sobre a insônia
A insônia é um distúrbio do sono e quem o possui, encontra dificuldades em adormecer ou em permanecer dormindo. O indivíduo, mesmo depois de acordar, tem a sensação de estar cansado, levando a fadiga e sendo prejudicial à saúde. As possíveis causas da insônia são avaliadas pelas características que o paciente apresenta.
A insônia de curto prazo pode ser causada por estresse ou mudanças de rotina.
A insônia crônica, dura pelo menos três meses e é provocada, geralmente, por outro problema ou uma combinação deles.
Fatores
A insônia pode ocorrer em qualquer idade, porém, a população mais afetada são as mulheres. Os fatores que são considerados de risco para desenvolver a insônia são transtornos emocionais, como depressão, ansiedade ou angústia relacionada a um evento da vida; viajar para locais com fusos horários diferentes do habitual; Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH); altos níveis de estresse, sedentarismo, mudanças nas horas de trabalho ou turnos noturnos de trabalho; e disritmia circadiana (distúrbio causado por viagens durante a noite ou através dos fusos horário).