A secretaria da Saúde explica que aqueles que já receberam apenas uma dose da vacina monovalente precisam se vacinar com a segunda dose antes de receber a bivalente
O Programa Nacional de Vacinação de 2023 no Paraná foi divulgado pelo Ministério da Saúde na quarta-feira (01) e será iniciado no dia 27 deste mês. A Nota Técnica nº 1/2023 inclui recomendações estratégicas para intensificar a campanha de vacinação ao longo do ano.
Uma das principais recomendações é para a aplicação de vacinas bivalentes, consideradas uma proteção adicional atualizada contra a Covid-19.
A vacina será aplicada inicialmente como dose de reforço para grupos prioritários acima de 12 anos em cinco etapas: pessoas com 70 anos ou mais, instituições de longa permanência (ILP), imunocomprometidos, comunidades indígenas e trabalhadores de saúde, gestantes e puérperas, e pessoas com deficiência permanente.
A secretaria da Saúde explica que aqueles que já receberam apenas uma dose da vacina monovalente precisam se vacinar com a segunda dose antes de receber a bivalente.
O secretário estadual da Saúde, César Neves, destacou o diálogo franco com o Ministério da Saúde para garantir eficiência e transparência na imunização.
Mais de 800 profissionais já foram capacitados em todo o Estado para a aplicação das doses bivalentes em um treinamento promovido pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) e a farmacêutica Pfizer.
A secretaria Saúde do Paraná disponibilizou a capacitação para as 22 Regionais de Saúde, que posteriormente encaminharam para seus municípios de abrangência. Até agora, o Paraná já aplicou 28.655.868 de doses de imunizantes contra a Covid-19.