Personal Treiner Paula Leal discorre sobre os problemas do sedentarismo

A personal trainer Paula Leal explica quanto tempo precisamos de atividades físicas para manter a saúde em dia e como a falta dela pode nos prejudicar

Amanhã, 10 de março se comemora o Dia Nacional do Combate ao Sedentarismo. Essa data tem como objetivo conscientizar a população sobre os riscos do sedentarismo para a saúde e incentivar a prática regular de atividades físicas.

Segundo um estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS), pelo menos 47% dos brasileiros não praticam atividades físicas para manter a saúde. Esse índice coloca o Brasil atrás de outros países da América Latica como Argentina, Uruguai e Chile.

“Um dos grandes vilões do século é o sedentarismo, pois ele aumenta as chances de desenvolver doenças como diabetes, hipertensão e obesidade”, destaca a proprietária da academia Body Planet e especialista em musculação, Paula Leal.

Pratica de atividade física

A prática regular de atividade física é essencial para a manutenção da saúde e prevenção de diversas doenças. A atividade física ajuda a fortalecer o sistema cardiovascular, melhora o controle da glicemia, auxilia na manutenção do peso corporal, contribui para o fortalecimento dos ossos, ajuda a reduzir a ansiedade e a depressão, entre outros benefícios.

Muitas pessoas têm dificuldade de incorporar a atividade física em seu dia, seja por falta de tempo ou falta de motivação. Atividades como caminhar ou pedalar pode ser uma alternativa para quem não tem muito tempo, pois pode ser realizada durante o caminho do trabalho.

“O ideal é 150 minutos semanais de atividades físicas para a manutenção da saúde, mas tentando fazer metade desse tempo, já minimiza as chances de desenvolver problemas”, explica Paula.

Estágios do sedentarismo

Uma pessoa que se movimenta um pouco pode até argumentar que não é sedentário. No entanto, existem graus ou estágios que caracterizam a rotina e a própria condição física das pessoas.

Grau 1: poucas caminhadas no dia a dia, mas sem outra atividade física mais intensa.

Grau 2: carregar sacolas de supermercado e andar um pouco até o estacionamento, mas nada muito além disso.

Grau 3: evita todo tipo de esforço físico, andar pouco e não carrega peso.

Grau 4: passar o tempo todo sentado ou deitado.

Diferença de atividade física e exercícios

Atividade física é toda prática que envolve movimentos voluntários corporais, com gasto de energia significativo e que promova interações sociais e com o ambiente. Ela não se limita aos esportes. Inclui também o que uma pessoa faz em seu tempo livre, nos deslocamentos, na escola e até executando tarefas em casa.

Já o exercício físico é uma prática planejada, estruturada e repetitiva e tem um fim determinado: melhorar ou manter as capacidades físicas e a saúde, o peso equilibrado, além de ser orientado por profissionais de educação física.