Pinhão inaugura Pronto Atendimento 24 horas para ampliar o serviço de emergência

“Esta é uma grande conquista e um marco na saúde pública do município”, destaca o secretário de Saúde, Alain Abreu

Pinhão inaugurou neste mês a Unidade de Pronto Atendimento 24 horas, para ampliar a rede de urgência e emergência do município.

De acordo com o secretário de Saúde, Alain Cesar Abreu, o município atende atualmente cerca de 35 mil habitantes.

Até então, Pinhão dependia dos atendimentos de urgência e emergência do setor privado, do hospital Santa Cruz, com o qual tem convênio. Porém não era o suficiente para suprir as demandas, sem contar que o município não podia interferir no serviço prestado.

“O Pronto Atendimento é uma grande conquista e um marco na saúde pública de Pinhão. Passa a ser a referência dos atendimentos de urgência e emergência 24 horas”, destaca Alain.

Serviços

A unidade vai prestar um atendimento humanizado, resolutivo e com qualidade, atendendo os princípios do SUS. “Temos uma equipe preparada. Investimos em treinamentos, capacitação e trabalhamos em conjunto com o Samu”, detalha o secretário.

O local conta com sala de estabilização com respirador, monitor cardíaco, bomba de infusão, entre outros equipamentos; o setor de Raio-X dispõe de um aparelho de eletrocardiograma; além de um laboratório municipal.

“Estamos instalando também um aparelho de ultrassom, tudo pensado para agilizar e ter um diagnóstico preciso”, enfatiza Alain.

Longo caminho

O projeto de estruturação da unidade começou a um ano e meio. A equipe da secretaria buscou o apoio e recursos que precisava, conheceram as realidades de outros municípios que já contavam com o serviço.

“Foi um longo caminho, de muita burocracia e desafios. Esta conquista só foi possível com o empenho de nossa equipe técnica, com apoio do poder Executivo. Com apenas duas semanas de funcionamento, vemos que estamos no caminho certo”, declara o secretário.

Segundo Alain, o próximo passo é aperfeiçoar cada vez mais os trabalhos. “Se Deus permitir, queremos ser referência no serviço de Pronto Atendimento 24 horas na região”, finaliza.

Funcionamento

A secretaria de Saúde destaca algumas informações pertinentes sobre o serviço na unidade. Será realizada uma classificação de risco, para que o paciente seja atendido dentro da sua prioridade.

A população deve procurar a unidade em casos de dor aguda, febre alta, dor no peito, pressão alta com sintomas associados, intoxicações, dores fortes de cabeça, tonturas frequentes, vômitos com sangue, traumas decorrentes de quedas, agressões, entre outros.


Alain Abreu, prefeito José Vitorino Prestes, vice Valdecir Biasebetti e a secretária de Administração Juliana Tesseroli, na inauguração da nova unidade – Foto: Assessoria