Porque as oleaginosas fazem bem a saúde?

O Correio do Povo conversou com a nutricionista Milena Morelli de Oliveira, sobre como essas sementes agem no nosso organismo

As oleaginosas são sementes, ricas em gorduras boas, fibras, vitaminas e minerais. Elas são bastante variadas, por isso se tornam aliadas na alimentação saudável das pessoas.

Segundo a nutricionista da clínica Biofisio, Milena Morelli de Oliveira, as oleaginosas são consideradas alimentos de elevado valor nutricional, tendo um perfil essencialmente lipídico, ricos em ácidos, o que proporciona maior saciedade. Elas podem ser consumidas in natura, torradas ou misturada com frutas e iogurte.

Sementes são fontes de nutrientes?

As oleaginosas são proteínas vegetais famosas por terem em sua composição nutrientes que, com hábitos e alimentação equilibrados, podem oferecer benefícios ao organismo. Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), esse tipo de ingrediente é indicado para uma “dieta saudável”.

Por que geralmente são indicadas?

Milena ressalta que as oleaginosas são ricas em fatores enzimáticos que participam na defesa antioxidante. Castanhas e nozes, por exemplo, são fontes de zinco, manganês e cobre. “Destaco a Castanha do Pará, também chamada de Castanha do Brasil, devido a seu alto teor de selênio, como uma das oleaginosas mais saudáveis”.

Benefícios

Elas beneficiam no controle do colesterol, aumentando os níveis do ‘bom’ e diminuindo do ‘ruim’; previnem o envelhecimento precoce e doenças; ajudam a combater ações inflamatórias, perda de peso, e protegem o sistema cardiovascular e atividade cerebral.

“Eu indico o consumo de 30 a 40 gramas de oleaginosas ao dia, que é o suficiente para adquirir os benefícios diários que ela propõe”, complementa a nutricionista.

Principais oleaginosas

Nozes

As nozes evitam que os radicais livres ataquem os neurônios, previnem o envelhecimento cerebral, o que reduz o risco de doenças como o Alzheimer e o Parkinson, além de melhorar a memória.


Avelã

A avelã fornece o dobro das gorduras monoinsaturadas que outras castanhas. Dez unidades diárias (ou uma colher de sopa) já são suficientes para obter todos os benefícios desta semente.


Castanha do Pará

A Castanha do Pará é um importante mineral que atua na inativação dos radicais livres, ativa os hormônios da tireoide, contribui para a desintoxicação do organismo e fortalece o sistema imunológico.


Castanha de Caju

Por conter zinco em sua composição, esse tipo de castanha é fundamental para prevenir casos de anemia. As gorduras poli-insaturadas dessa oleaginosa reduzem os níveis de colesterol ruim.