Pular corda: conheça os benefícios e os cuidados a serem tomados

Mesmo parecendo uma atividade simples, pular corda requer muita habilidade e concentração do cérebro, pois é necessário manter o equilíbrio e a coordenação motora

Pular corda deixou de ser uma simples brincadeira infantil há tempos e tornou-se uma atividade presente em muitas academias. Isso se deve ao fato de que esse exercício traz inúmeros benefícios à saúde, auxilia na queima de calorias e pode ser realizado em qualquer lugar.

Benefícios

Como aumento da frequência cardíaca, essa atividade, melhora do condicionamento físico e aumenta a queima calórica. Além disso, é uma excelente opção para quem deseja emagrecer. Mesmo parecendo uma atividade simples, pular corda requer muita habilidade e concentração do cérebro, pois é necessário manter o equilíbrio, coordenação motora, foco e postura correta durante todo o treino, mantendo o abdômen contraído e a coluna ereta.

Cuidados

Praticar esportes que envolvem saltos pode impactar as articulações dos joelhos, quadril e tornozelos. A corda de saltar não é exceção. No entanto, ela oferece menos riscos do que atividades como corrida intensa, pois os saltos são baixos e o peso do corpo é distribuído entre os dois pés. Pessoas com lesões ou problemas crônicos nas articulações, além de pessoas obesas ou com sobrepeso, devem evitar pular corda, pois podem sobrecarregar essas partes do corpo. Para aqueles que desejam começar este exercício, é ideal realizar muito fortalecimento muscular e buscar acompanhamento profissional. Idosos e gestantes precisam ter cuidado redobrado ao executar os movimentos, pois seus centros de gravidade podem estar comprometidos. Perder o equilíbrio ao pular corda é fácil, então, para esses casos, é recomendado fazer a ‘corda imaginária’, ou seja, dar pequenos saltos no lugar sem usar o equipamento.