Pular corda: conheça os benefícios e os cuidados a serem tomados

Mesmo parecendo uma atividade simples, pular corda requer muita habilidade e concentração do cérebro, pois é necessário manter o equilíbrio e a coordenação motora

Pular corda deixou de ser uma simples brincadeira infantil há tempos e tornou-se uma atividade presente em muitas academias. Isso se deve ao fato de que esse exercício traz inúmeros benefícios à saúde, auxilia na queima de calorias e pode ser realizado em qualquer lugar.

Benefícios

Como aumento da frequência cardíaca, essa atividade, melhora do condicionamento físico e aumenta a queima calórica. Além disso, é uma excelente opção para quem deseja emagrecer. Mesmo parecendo uma atividade simples, pular corda requer muita habilidade e concentração do cérebro, pois é necessário manter o equilíbrio, coordenação motora, foco e postura correta durante todo o treino, mantendo o abdômen contraído e a coluna ereta.

Cuidados

Praticar esportes que envolvem saltos pode impactar as articulações dos joelhos, quadril e tornozelos. A corda de saltar não é exceção. No entanto, ela oferece menos riscos do que atividades como corrida intensa, pois os saltos são baixos e o peso do corpo é distribuído entre os dois pés. Pessoas com lesões ou problemas crônicos nas articulações, além de pessoas obesas ou com sobrepeso, devem evitar pular corda, pois podem sobrecarregar essas partes do corpo. Para aqueles que desejam começar este exercício, é ideal realizar muito fortalecimento muscular e buscar acompanhamento profissional. Idosos e gestantes precisam ter cuidado redobrado ao executar os movimentos, pois seus centros de gravidade podem estar comprometidos. Perder o equilíbrio ao pular corda é fácil, então, para esses casos, é recomendado fazer a ‘corda imaginária’, ou seja, dar pequenos saltos no lugar sem usar o equipamento.

Saúde de Quedas recebe investimento de mais de R$ 320 mil

Bebedouros, um cardioversor com monitor cardíaco, cadeiras de rodas e impressoras foram adquiridos por meio de emenda do deputado federal Sergio Souza

A população de Quedas do Iguaçu foi beneficiada com um investimento na área da saúde. Graças a uma emenda parlamentar do deputado federal Sérgio Souza, o município recebeu equipamentos essenciais que vão aprimorar o atendimento na rede pública de saúde. O valor do investimento ultrapassa R$ 320 mil, e novos recursos já estão a caminho.

O prefeito Rafael Moura destacou a relevância desses equipamentos para a estrutura hospitalar da cidade. “Esses são os equipamentos que a gente tá recebendo de uma emenda através do Deputado Federal Sérgio Souza. Tem bebedouro de água, escadinha para o hospital municipal, um cardioversor com monitor cardíaco para reanimar os pacientes, material para soro, bastante cadeira de rodas e muito mais que ainda tá pra chegar”, explicou o gestor municipal.

Cadeiras de roda e impressoras

Uma das grandes melhorias apontadas foi a aquisição de novas cadeiras de rodas, um item essencial para a mobilidade dos pacientes. A secretária de Saúde, Emanoele Tensini de Moura, ressaltou a necessidade urgente desse reforço. “Tinhamos apenas uma cadeira de rodas para o hospital todo. E hoje nós recebemos sete cadeiras que serão destinadas para atender melhor os nossos pacientes no nosso hospital”, afirmou.

Outro ponto destacado pela secretária foi a chegada de impressoras para os postos de saúde. “Muitos postos de saúde não tinham impressora. Recebemos agora oito novas unidades para melhorar nosso atendimento. É apenas o começo dos investimentos que estamos fazendo na secretaria de Saúde de Quedas do Iguaçu”, acrescentou Emanoele.

Atendimento mais eficiente

O prefeito reforçou que essas aquisições fazem parte de um projeto maior para fortalecer o sistema de saúde do município. “Tudo isso para beneficiar a saúde do povo de Quedas do Iguaçu”, concluiu Moura. Com a chegada desses equipamentos, a expectativa é que o atendimento nas unidades de saúde do município se torne mais eficiente, oferecendo maior conforto e qualidade para a população.