Nariz entupido e escorrendo, tosse e aquela sensação de cansaço no corpo. Esses sintomas são bastante comuns quando estamos doentes, não é mesmo? E se você pensar na última vez que ficou assim, com certeza lembrará o conselho de sua mãe: uma boa sopa. Mas será que ela estava certa? Existem mesmo esses alimentos para aumentar a imunidade?
Alguns alimentos realmente ajudam a fortalecer o sistema imunológico do nosso corpo e são aqueles ricos em vitaminas e minerais. São os que possuem selênio, zinco, vitaminas A, C e E.
Sistema Imunológico
O sistema imunológico é o sistema de defesa do nosso corpo. Ele identifica substâncias e agentes estranhos, como bactérias, vírus, micro-organismos e células cancerígenas. Quem é alérgico a ácaro ou a pólen, por exemplo, é porque esse sistema reconheceu esses agentes como “nocivos”.
Ou seja, é o sistema imunológico que protege seu corpo e, quando necessário, reage para eliminar o quanto antes o agente “invasor”. Por isso, aumentar a imunidade é diminuir as chances de você ficar doente e ter uma recuperação mais rápida, caso isso aconteça. Interessante, não é mesmo?
Alimentos
“São esses nutrientes que vêm da sua alimentação que ajudarão o seu corpo a repor as energias gastas para combater o tal do ‘invasor’. Além disso, fornecerão água suficiente para você eliminar as toxinas através da urina e também as vitaminas para a produção dos anticorpos, protagonistas do sistema de defesa”, comentou a nutricionista da Magrass, Gabriele Proctz.
Segundo Gabriele, as frutas cítricas são ricas em vitaminas C, porque a laranja e o limão auxiliam para melhorar a imunidade. “A gente também tem os vegetais verdes escuros, por serem ricos em vitaminas e minerais. Ingerir aqueles alimentos, fonte de uma das três vitaminas, como peixe, linhaça, e o gengibre também, e os alimentos ricos em zinco: gema de ovo, amendoim, castanha do Caju”, comentou.
Outra boa dica de alimentos para aumentar a imunidade são a cebola e o alho. Eles são considerados alimentos funcionais, ou seja, além da função nutricional trazem outros benefícios. Nesse caso, eles ajudam também a fortalecer o sistema imunológico.