Saiba quais são os maus hábitos que prejudicam a saúde bucal

Alguns costumes passam despercebidos como o uso de calmantes e ansiolíticos antes de dormir

Provavelmente você já roeu as unhas quando estava nervoso, ou colocou uma caneta na boca quando estava pensando em algo. Esses hábitos prejudicam os dentes e a nossa saúde oral.
Todo mundo fica atento às recomendações de praxe, como escovar os dentes após as refeições e usar o fio dental diariamente, mas tudo isso de uma forma ou outra, impacta os dentes ou interfere na nossa cavidade oral.
Para mudar esses hábitos é importante ficar atento no dia a dia para não acabar tendo que lidar com fraturas ou infecções, por exemplo, quando menos se espera.
Afim de evitar problemas bucais algumas práticas precisam ser abandonadas:

Palitar os dentes, roer as unhas, morder canetas e lápis
Por mais que pareça não causar danos, essas práticas podem trincar o esmalte dos dentes, além de prejudicar a restauração em resina.
Lápis e canetas, por exemplo, são duros e quando mordidos forçam a gengiva e os dentes causando problemas na estrutura dentária.

Não trocar a escova de dentes periodicamente
O momento ideal de fazer a troca é quando as cerdas da escova estão entortando, pois, a função da escova é perdida e pode passar a machucar a gengiva.

Excesso de enxaguantes bucais medicamentosos
Alguns enxaguantes bucais que são utilizados para melhorar o hálito e outros são indicados para tratamento de fungos e bactérias ou até proteção contra sensibilidade oral.
Fazer o uso de produtos específicos sem a necessidade ou indicação médica pode ter efeitos adversos.

Forçar os dentes durante atividades físicas
Além de ser perigoso, este hábito pode quebrar os dentes e restaurações. Se você perceber que faz isso, procure um dentista para o desenvolvimento de um protetor adequado à dentição.

Uso de calmantes/ansiolíticos antes de dormir e jantar muito tarde
Durante o processo de digestão de alimentos complexos como proteínas e bebidas alcoólicas há um aumento excessivo do suco gástrico que pode causar um pequeno refluxo prejudicial a gengiva e os dentes.
A utilização de calmantes em excesso reduz a salivação, assim ressecando os dentes e facilitando o surgimento de bruxismo noturno (ranger os dentes).
Para diminuir o ressecamento o especialista esclarece que bochecho, saliva artificial e creme dental podem ajudar.
Todos esses cuidados garantem uma boca bonita e saudável, com um sorriso que vai durar e brilhar por muito tempo