Saúde de Pinhão realiza audiência pública para comunicar inauguração do novo Samu

Reunião teve como objetivo explicar à população e aos servidores, o fluxo de atendimentos e como ocorrerá o funcionamento do serviço

No último dia 8, Pinhão realizou uma audiência pública para comunicar a inauguração do novo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O secretário de Saúde Alain Cesar Abreu, recebeu os colaboradores. Estiveram presentes, o coordenador do Samu regional, Dr. Rodrigo Lagos, a diretora da 5° Regional, Janaina Dias, a chefe da Divisão de Atenção e Gestão em Saúde (DVAGS), Liziana e a integrante da 5º Regional de Saúde, Eliane Cesar.

A reunião teve como objetivo explicar à população e aos servidores, o fluxo de atendimentos e como vai ocorrer o funcionamento do SAMU.

O evento foi dividido em dois momentos. No primeiro, ocorrido pela manhã, foi realizado uma conversa com os coordenadores das Unidades Básicas de Saúde, Defesa Civil, Corpo de Bombeiro, Polícia Militar e Hospital.

No segundo momento, à tarde, com a população reuniram-se representantes dos conselhos municipais, do Poder Legislativo, Agentes Comunitários de Saúde e da secretaria de Saúde.

Alain fez a abertura do evento, ressaltando os grandes avanços proporcionados pela saúde na atual gestão e destacou a importância do momento. “A implantação do Samu no município é uma conquista, o sonho de muitos moradores está se realizando”.

Alain destaca o empenho pela conquista. “Este trabalho envolveu muitas mãos, é um serviço que vem para somar aos atendimentos de saúde prestados à população, diminuindo o tempo de respostas aos atendimentos de urgência e emergência”.

O coordenador do Samu Dr. Rodrigo explicou sobre o fluxo de atendimento junto às Unidades Básica, Hospital, Defesa Civil, Corpo de Bombeiro e Polícia Militar e sobre qual será a função de cada ordem.

“O município contará com uma ambulância composta por um condutor e técnico de enfermagem. Quatro equipes serão escalados com revezamento e cada 24 horas, por sete dias da semana e 365 dias no ano”, destaca.

Se for necessário será acionado o suporte avançado com Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ou o suporte aéreo até a base mais próxima que fará o atendimento.

Segundo o secretário, a comunicação será feita pela central 192 em Guarapuava, que o médico regulador vai direcionar o atendimento para primeira triagem por telefone e acionar o Samu via rádio.

A princípio o número de telefone usado será provisório pelo telefone 3621 7192, até a operadora responsável fazer a liberação do 192.

Na ocasião da audiência, todos os participantes tiveram a oportunidade de fazer considerações e tirar dúvidas sobre o serviço.

“As equipes atuantes no município estão em treinamento. A inauguração do Samu será em 19 de setembro, às 10 horas, na Base Municipal ao lado da secretária de Saúde”, finaliza Alain.